28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Órgãos de Saúde alertam para risco de queimaduras e acidentes durante o São João

Mais Lidas

Após dois anos sem a realização das tradicionais festas juninas, o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiram comunicados, durante esta semana, alertando a população acerca dos riscos de acidentes durante o manuseio dos fogos de artifício e da fogueira.

O estado da Bahia possue três unidades com Centro de Tratamento de Queimados (CTQ): o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospiral Regional de Santo Antônio de Jesus e Hospital do Oeste. O CTQ é uma espécie de UTI com médicos plantonistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas 24 horas.

Do dia 1º de junho até esta quarta-feira (22), o HGE já havia registrado 27 acidentes referentes a explosão de bombas e queimaduras com fogueiras. No HRSAJ foram 13.

Para aproveitar o São João com alegria e segurança siga as principais dicas de segurança dos órgãos oficiais.

Cuidados com alimentos, bebidas e fogueiras: Atenção ao manipular bebidas e alimentos com altas temperaturas. Evite brincadeiras perto de fogueiras para prevenir queimaduras por chamas e problemas nas vias aéreas, pela inalação de fumaça. Cuidado com produtos inflamáveis, a exemplo do álcool 70% (na forma líquida ou em gel), não o manipulando próximo ao fogo, nem realimentando a chama. O álcool pode causar uma exposição, nesse caso. Mantenha sempre os materiais inflamáveis e a fogueira longe das crianças.

Fogos de Artifício:comprar os fogos de artifício somente em locais autorizados com a identificação e as orientações do fabricante, que devem ser seguidas à risca. Observar a classificação do produto; apenas os tipo A podem ser utilizados por crianças (mas, nunca sem a supervisão de um responsável). Os demais tipos (B, C e D) devem ser utilizados, apenas, por adultos.Os fogos devem ser sempre manuseados em áreas abertas, sem fiação elétrica por perto e em locais afastados das pessoas.Também, não devem ser guardados no bolso ou apontados para janelas ou pessoas. Caso os fogos falhem, não reutilize, e por segurança, jogue água sobre o pavio.

Primeiros Socorros: De imediato, a pessoa deve colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por aproximadamente dez minutos ou até o alívio da dor. De acordo com o MS, compressas úmidas e frias também são indicadas. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido. No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes.

Cuidados importantes com queimaduras: nunca toque a queimadura com as mãos; nunca fure bolhas; nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada; nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado; nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura; somente o profissional de saúde sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.

Quando necessário procure atendimento especializado o mais rápido possível.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas