22.5 C
Guanambi
14.3 C
Vitória da Conquista

Instituto dos Irmãos Minotauro e Minotouro e Prefeitura de Vitória da Conquista levarão artes marciais para alunos da rede municipal

- Advertisement -

Últimas Notícias

- Advertisement -

Estão sendo realizados os últimos ajustes para funcionar em Vitória da Conquista o projeto "Esporte Para Além das Fronteiras”, cujo propósito é oferecer gratuitamente o ensino das artes marciais para alunos da Rede Municipal de Ensino. A proposta é uma parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Instituto Irmãos Nogueira, mantido pelos irmãos e astros internacionais do UFC Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro.

O primeiro núcleo do projeto, que deverá ser inaugurado oficialmente no dia 25 de julho, vai atender a 200 crianças matriculadas na Escola Municipal Lycia Pedral, no bairro Alto do Panorama. A futura sede do projeto foi visitada, na tarde da última segunda-feira (4), por cerca de vinte alunos da unidade de ensino que participaram de um pré-treino de reconhecimento com representantes do Instituto Irmãos Nogueira.

A parceria da Prefeitura assegurou a chegada do projeto. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) garante monitores responsáveis por ministrar oficinas de jiu jitsu e muay thai, além da equipe de apoio e da merenda escolar. Caberá ao instituto a parte de infraestrutura, como o aluguel da sede e o fornecimento de materiais esportivos (luvas, quimonos, etc.), adquiridos por intermédio de parcerias locais.

Segundo o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, a ideia é que, até 2023, estejam em funcionamento mais três núcleos do projeto, que contarão ainda com o financiamento da Caixa Econômica Federal, em convênio com o Instituto Irmãos Nogueira. A Smed vai providenciar os espaços que vão sediar as próximas unidades.

De acordo com LArry, já foi "aberta seleção para os monitores, a fim de atender os demais polos. Inclusive, autorizamos a reforma das quadras e também a licitação para aquisição de material pedagógico e de esporte”.

A Prefeitura e o Instituto Irmãos Nogueira esperam que, com os próximos cinco núcleos que serão abertos, o projeto beneficie um total de 1.200 crianças da Rede Municipal, com idade entre 8 e 14 anos. A metodologia de ensino será semelhante ao que já é feito em outros polos do projeto existentes no Rio de Janeiro, onde seis núcleos contemplam mil crianças e adolescentes de seis comunidades cariocas, e também em outras cidades de Alagoas e Mato Grosso.

Na Bahia, o primeiro município a receber a iniciativa será Vitória da Conquista, terra natal dos dois atletas. O instituto também está em negociações com a Prefeitura de Barra do Choça.

“Nosso objetivo é atender crianças da Rede Municipal de Ensino para oferecer o esporte, introduzir a cultura esportiva, base filosófica do esporte e ajudar na educação das crianças, trabalhando os valores das artes marciais para formar crianças mais disciplinadas, honestas, com auto responsabilidade, com auto controle e, sobretudo, éticas”, explica Rogério Nogueira, o Minotouro.

Ainda segundo Rogéio, foi elaborado um material através de muitos estudos, tanto o material didático como as formações dos professores para capacitar os educadores, auxiliando na educação das crianças e jovens da cidade.

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -