Região de Vitória da Conquista

Instituto dos Irmãos Minotauro e Minotouro e Prefeitura de Vitória da Conquista levarão artes marciais para alunos da rede municipal

Publicado por
Compartilhado

Estão sendo realizados os últimos ajustes para funcionar em Vitória da Conquista o projeto “Esporte Para Além das Fronteiras”, cujo propósito é oferecer gratuitamente o ensino das artes marciais para alunos da Rede Municipal de Ensino. A proposta é uma parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Instituto Irmãos Nogueira, mantido pelos irmãos e astros internacionais do UFC Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro.

O primeiro núcleo do projeto, que deverá ser inaugurado oficialmente no dia 25 de julho, vai atender a 200 crianças matriculadas na Escola Municipal Lycia Pedral, no bairro Alto do Panorama. A futura sede do projeto foi visitada, na tarde da última segunda-feira (4), por cerca de vinte alunos da unidade de ensino que participaram de um pré-treino de reconhecimento com representantes do Instituto Irmãos Nogueira.

A parceria da Prefeitura assegurou a chegada do projeto. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) garante monitores responsáveis por ministrar oficinas de jiu jitsu e muay thai, além da equipe de apoio e da merenda escolar. Caberá ao instituto a parte de infraestrutura, como o aluguel da sede e o fornecimento de materiais esportivos (luvas, quimonos, etc.), adquiridos por intermédio de parcerias locais.

Segundo o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, a ideia é que, até 2023, estejam em funcionamento mais três núcleos do projeto, que contarão ainda com o financiamento da Caixa Econômica Federal, em convênio com o Instituto Irmãos Nogueira. A Smed vai providenciar os espaços que vão sediar as próximas unidades.

De acordo com LArry, já foi “aberta seleção para os monitores, a fim de atender os demais polos. Inclusive, autorizamos a reforma das quadras e também a licitação para aquisição de material pedagógico e de esporte”.

A Prefeitura e o Instituto Irmãos Nogueira esperam que, com os próximos cinco núcleos que serão abertos, o projeto beneficie um total de 1.200 crianças da Rede Municipal, com idade entre 8 e 14 anos. A metodologia de ensino será semelhante ao que já é feito em outros polos do projeto existentes no Rio de Janeiro, onde seis núcleos contemplam mil crianças e adolescentes de seis comunidades cariocas, e também em outras cidades de Alagoas e Mato Grosso.

Na Bahia, o primeiro município a receber a iniciativa será Vitória da Conquista, terra natal dos dois atletas. O instituto também está em negociações com a Prefeitura de Barra do Choça.

“Nosso objetivo é atender crianças da Rede Municipal de Ensino para oferecer o esporte, introduzir a cultura esportiva, base filosófica do esporte e ajudar na educação das crianças, trabalhando os valores das artes marciais para formar crianças mais disciplinadas, honestas, com auto responsabilidade, com auto controle e, sobretudo, éticas”, explica Rogério Nogueira, o Minotouro.

Ainda segundo Rogéio, foi elaborado um material através de muitos estudos, tanto o material didático como as formações dos professores para capacitar os educadores, auxiliando na educação das crianças e jovens da cidade.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 5 de julho de 2022 18:14

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio