Um homem de 39 anos foi morto a tiros na última quinta-feira (21), em Ibotirama, no Vale São-Franciscano da Bahia.
Marcello Leite Fernandes foi executado dentro de seu carro em no trecho urbano da BA-160. Dois homens a bordo de uma motociclista se aproximaram do veículo que estava estacionando e efetuaram os disparos.
Nesta segunda-feira (25), um pré-candidato a deputado do PL da Bahia, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, usou as redes sociais para manifestar sua suspeita de que o crime ocorreu por questões políticas. Ele também postou a gravação de uma câmera de segurança que flagrou o momento do crime.
Momento em que o bolsonarista Marcelo é executado na Bahia. Dois caras numa moto param ao lado e atiram nele. Segundo levantei, ele estava sofrendo ameaça por causa de sua defesa ao presidente. O caso está sendo abafado pela mídia e o governador petista não tocou no assunto. pic.twitter.com/pKGywbmqeq
— André Porciuncula (@andreporci) July 24, 2022
André Porciuncula, capitão da PM da Bahia que ocupou a Secretária Nacional de Incentivo e Fomento à Cultura disse que Marcello foi executado enquanto usava uma camisa de apoio ao presidente e que há uma forte suspeita do crime ter motivação política.
O político disse ainda que o homem era “conhecido na cidade por movimentar a oposição ao PT e defender o presidente Jair Bolsonaro. Ele não tinha envolvimento com o crime, não há outros motivos aparentes para uma execução em praça pública a não ser divergência política”, comentou.
Rapidamente, as mensagens e o vídeo que registra o homicídio circularam nas redes sociais por meio de influenciadores e políticos ligados ao presidente Jair Bolsonaro.
O ex-chefe de André, Mário Frias, também compartilhou a mensagem e cobrou do governador Rui Costa (PT) que o caso seja investigado. “O governador da Bahia, Rui Costa, irá cobrar que se investigue o caso? Como alguém que não tem envolvimento com o crime é executado a tiros no meio da rua e nada é investigado? A mídia irá dar repercussão ou vai fingir que não viu? Deus conforte a família”, disse.
O governador da Bahia, Rui Costa, irá cobrar que se investigue o caso? Como alguém que não tem envolvimento com o crime é executado a tiros no meio da rua e nada é investigado? A mídia irá dar repercussão ou vai fingir que não viu? Deus conforte a família. https://t.co/zHGJLPuSjm
— MarioFrias (@mfriasoficial) July 24, 2022
Até o momento, a Polícia Civil não se manifestou oficialmente sobre o andamento das investigações a respeito da autoria e motivação do crime. O caso é de responsabilidade da Delegacia Territorial (DT) de Ibotirama.