27.6 C
Guanambi
23.1 C
Vitória da Conquista

Guanambi iniciará vacinação antirrábica na próxima semana

Mais Lidas

A Prefeitura de Guanambi divulgou que irá iniciar, no dia 13 de agosto, a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva. A ação, realizada através dos agentes do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município, se estenderá até setembro.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, sendo fatal em quase 100% dos casos. A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.

Nos bairros da sede, a vacinação vai acontecer em dois sábados (13 e 27) de agosto nos turnos matutino e vespertino:

  • 13/08 – 8h às 16: nos bairros Alto Caiçara, Alvorada, Beija-flor, Brasília, Lagoinha, Monte Pascoal, Paraíso e Vomitamel.
  • 27/08 – 8h às 12h: nos bairros BNH, Santa Catarina, Santo Antônio, São Francisco, São Sebastião, no Centro Industrial, na Praça do Feijão, no Residencial Monte Azul e Residencial dos Pássaros.
  • 27/08 – 14h às 17h: nos bairros Belo Horizonte, Ipiranga, Novo Horizonte, Vila Nova, Aroeira, Gurungas, no Primeiro Centro, na Polimeg, no Residencial Massaranduba e no Sítio Vomitamel.
Campanha de Vacinação Antirrábica de Guanambi
Reprodução

Nos distritos e na zona rural, a vacinação acontecerá entre os dias 16 de agosto a 09 de setembro. Para maiores informações sobre a programação completa da campanha, acesse os canais da prefeitura de Guanambi no site oficial e no instagram.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida, também, quando o animal doente arranha e/ou lambe a pessoa. É recomendável sempre evitar, também, se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas