32 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Ministério da Saúde lançou Campanha Nacional de Prevenção à Varíola dos Macacos

Mais Lidas

Nesta segunda-feira (22), o Ministério da Saúde (MS) lançou uma Campanha Nacional de Prevenção à Varíola dos Macacos. O objetivo é orientar a população brasileira sobre as principais formas de transmissão da doença, também conhecida como monkeypox, recomendações para evitar o contágio, sintomas e o que fazer em caso de suspeita.

Com o conceito “Varíola dos Macacos. Fique bem com a informação certa”, a campanha será veiculada em TV, rádio, mídia exterior em lugares de grande circulação de pessoas, em páginas e portais da internet e redes sociais, com as informações oficiais sobre a doença de forma didática, simples e direta.

Segundo o ministro, Marcelo Queiroga, a maior prevenção é a informação correta da forma de contágio da doença. Para tanto, e como forma da informação alcançar o maior número de pessoas possível, o órgão conta com o apoio dos meios de comunicação.

Segundo o último boletim do MS, divulgado nesta segunda (22), o Brasil possui 3.896 casos confirmados, 4.155 casos suspeitos e 1 óbito em decorrência da varíola dos macacos. Na Bahia são 38 casos confirmados e 78 suspeitos.

A disseminação de informações corretas é prioridade do Ministério da Saúde para evitar o avanço da varíola dos macacos no Brasil. Todas as recomendações oficiais, como prevenção, sintomas e orientações para profissionais de saúde estão em uma página especial no Portal da Pasta, atualizada diariamente, disponível em: gov.br/varioladosmacacos.

Para o enfrentamento da doença no país, o Ministério da Saúde monitora a situação epidemiológica desde o primeiro caso suspeito registrado no Reino Unido, em maio. Em julho, a Pasta ativou o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Monkeypox (COE-Monkeypox), composto por representantes de todas as secretarias do Ministério, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O objetivo do COE é organizar a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) como resposta coordenada nas três esferas de gestão – federal, estadual e municipal. Segundo o órgão, O MS segue em esforço conjunto e tratativas para aquisição de vacinas e antivirais para o tratamento da varíola dos macacos, junto às entidades internacionais, Organização Mundial da Saúde (OMS) e OPAS.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas