25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista apreende cerca de 20 animais por mês em vias públicas

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) de Vitória da Conquista realiza cerca de 20 apreensões de animais de grande porte por mês em vias públicas. Mas, nos últimos dias, esse número aumentou.

Apenas na última terça (23),  foram apreendidos, pela equipe da Prefeitura, sete cavalos, além de outros três capturados pela ViaBahia. A quantidade de animais de grande porte soltos nas ruas de Vitória da Conquista preocupa a população e o poder público municipal.

O aumento de animais nas ruas, segundo o secretário de Serviços Públicos, Kairan Rocha, pode estar relacionado à vegetação seca, quando os proprietários soltam os animais pela dificuldade em alimentá-lo.

De acordo com o secretário, “a maioria desses animais é capturada dentro do perímetro urbano e próximo às vias com alto fluxo de veículos, como a Avenida Olívia Flores e a J. Pedral. A presença deles nas ruas pode causar acidentes que resultem em dano à vida das pessoas e à saúde do animal. Por isso, pedimos atenção aos proprietários para não deixar os animais soltos ou abandonados”,

Animais no curral de Vitória da Conquista
Reprodução

De segunda a sábado, três equipes motorizadas da Secretaria fazem o monitoramento para identificar a presença de cavalos nas ruas. Todos os animais apreendidos são encaminhados para o Curral Municipal, localizado na Rodovia Herzem Gusmão (BA-262). .

De acordo com o Código de Polícia Administrativa, os animais recolhidos devem ser retirados pelo proprietário no prazo máximo de sete dias, mediante o pagamento de multa e o ressarcimento das despesas com a manutenção. Caso esse prazo expire, o animal é doado.

A doação segue uma lista de pré-requisitos da Sesep. “Fazemos uma investigação acerca da pessoa que colocou o nome na lista para que a gente consiga beneficiar àquelas de baixo poder aquisitivo que realmente tenham necessidade do animal para auxiliar em sua fonte de renda, que vão cuidar deles e evitar que a situação de abandono se repita”, explicou o secretário.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) tem orientando os proprietários, a maioria carroceiros, a manterem os animais em áreas cercadas com bom estado de conservação. É importante também que as porteiras estejam bem fechadas.

Entretanto, caso o motorista se depare com um animal de grande porte, a recomendação é que reduza a velocidade, evite o uso de buzina e faróis, e, depois de ultrapassar, sinalize para os motoristas que estão vindo em direção oposta sobre o perigo na via, além de entrar em contato com a Sesep para informar a localização do animal.

O número para denunciar a presença de cavalos, bois e vacas soltos em ruas, praças, estradas ou caminhos é o (77) 3420-7009.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas