31.2 C
Guanambi
22 C
Vitória da Conquista

Secretaria de Saúde de Guanambi alerta para risco de acidentes com escorpião

Mais Lidas

Anúncio

A Secretaria de Saúde de Guanambi está realizando uma campanha de conscientização da população quanto ao risco de acidentes com escorpião no período de reprodução da espécie que acontece entre os meses de agosto a setembro.

De acordo com o órgão, durante essa fase, as fêmeas têm maior concentração de veneno, o que pode levar a um acidente fatal quando as vítimas forem crianças ou idosos.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até 22 de agosto deste ano, haviam sido notificados 617 acidentes com escorpião na microrregião de Guanambi. Desse total, 195 ocorreram no território do município.

Esses animais peçonhentos podem se refugiar nos mais diferentes locais, especialmente, em lugares escuros e úmidos, como amontoados de madeira, pedras, fendas de parede, atrás de móveis, roncos de árvores ou montes de entulho deixados num canto da casa ou do quintal.

Para evitar acidentes, a Secretaria de Saúde indica algumas medidas:

  • manter a casa limpa e evitar acúmulo de entulhos para evitar o aparecimento de baratas (um dos alimentos do escorpião);
  • utilizar tampas ou telas em ralos de banheiro, pias de cozinha e vãos das portas;
  • fazer a manutenção da caixa de esgoto e da caixa de gordura. O escorpião fica entocado durante o dia e sai para caçar à noite;
  • evitar que cobertas, lençóis e colchas encostem no chão, porque eles podem subir por elas;
  • sacudir roupas e sapatos antes de usá-los;
  • realizar desinsetização (aplicação de inseticida), regularmente, a cada 3 meses.

Em caso de acidente, o Ministério da Saúde (MS) recomenda ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

Ainda segundo o MS, é importante lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas