28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista amanheceu com sensação térmica na casa de 3ºC nesta quarta

Mais Lidas

Conforme previsto pelos institutos de meteorologia e modelos meteorológicos, esfriou para valer em Vitória da Conquista e até quem é acostumado com o frio constante da cidade se assustou com a intensidade da queda de temperatura e aumento do vento nas últimas 24 horas.

A mínima não foi a menor do ano, mas chegou à marca de 10,5 graus célsius (ºC) entre 2h e 3h da madrugada e de 10,8ºC das 6h e 7h da manhã. No entanto, as rajadas de vento deixaram a sensação de frio muito maior, principalmente para quem precisou sair de casa cedo e também acabou exposto à garoa.

Com o avançar da manhã, as temperaturas tiveram ligeira elevação, mas o vento ficou mais forte e as rajadas tiveram velocidade próximas a 35 km/h. Entre 7h e 9h, a mínima oscilou entre 11,1ºC e 12,6ºC, indicando que a sensação térmica chegou a 3ºC em alguns momentos de vento mais intenso.

O tempo mudou para valer na cidade na manhã desta terça-feira (30), após um fim de semana com temperaturas relativas amenas para os padrões conquistenses durante a realização do Festival de Inverno Bahia. A máxima durante a tarde foi de 18,4ºC, com registros abaixo de 16ºC em boa parte do período.

Todos os dados são da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada na área da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

De acordo com as previsões, nesta quarta-feira, a máxima deve ficar na mesma casa do dia anterior e a cidade ainda vai continuar gelada na quinta-feira (1º). No fim de semana, o tempo tende a continuar fechado, mas o sol pode aparecer mais durante o dia, fazendo com que as máximas voltem a ficar perto dos 25ºC.

Eventos extremos

Nos últimos dois anos, vários registros extremos de frio, calor e chuva foram registrados em Vitória da Conquista.

Em outubro de 2020, os termômetros marcaram 36,4ºC, a maior temperatura dos últimos seis anos. Já em dezembro de 2021, chuvas históricas causaram muitas inundações, desabamentos e deslizamentos no município.

Em maio deste ano, antes mesmo do início do inverno, a estação automática do Inmet registou mínima de 7,3°C, a menor em 14 anos

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas