31.8 C
Guanambi
24.1 C
Vitória da Conquista

Apenas 36,5% das crianças foram vacinadas contra poliomielite em Vitória da Conquista, campanha foi prorrogada

Mais Lidas

Foi prorrogada até o dia 30 de setembro, pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos.

A decisão de estender o prazo da campanha se deu pela baixa adesão dos grupos-alvo da campanha, principalmente para vacinação das crianças de um a menores de cinco anos contra a poliomielite.

Em Vitória da Conquista, até essa segunda-feira (5), sete mil crianças foram imunizadas contra a doença, equivalente a 36,5% do público de 19.154 crianças dessa faixa etária, um pouco superior a média de cobertura nacional de vacinação, que ficou em 32,5%. A meta é alcançar 95% do público-alvo.

De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Patrícia Fernandes, a polimielite é uma doença erradicada no Brasil há mais de 30 anos, por isso é importante melhorar as coberturas vacinais para evitar a reintrodução da doença no país.

“Pedimos aos pais e responsáveis que levem as suas crianças e adolescentes à unidade de saúde mais próxima, para que elas sejam protegidas dessas doenças imunopreviníveis, evitando sequelas e possíveis surtos”, destacou a coordenadora.

Acesso à vacinação

Até o dia 30 de setembro, todas as 42 salas de vacina das unidades de saúde da zona urbana e rural de Vitória da Conquista continuarão com a vacinação para o público infantojuvenil, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Além da vacina de gotinha contra a poliomielite, também estão sendo ofertadas as 18 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação de rotina. São elas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Ações extras de vacinação estão sendo planejadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e as informações serão divulgadas previamente no canal oficial da Prefeitura.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas