21.7 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Meteorologia prevê volta do calor em Vitória da Conquista até o fim da semana

Apesar do aumento das temperaturas durante as tardes, manhãs devem continuar bastante frias na cidade.

Mais Lidas

https://materiais.henet.com.br/guanambi

Os últimos dias de inverno devem ser de mudanças bruscas nas temperaturas em Vitória da Conquista. Os institutos de meteorologia estão prevendo manhãs muito frias e tardes relativamente quentes no decorrer da semana.

Nesta segunda-feira (12), a mínima foi de 11,7ºC e a máxima deve passar dos 25ºC. Com o passar dos dias, o frio tende a ficar um pouco mais brando e as tarde deverão ter temperaturas mais elevadas.

Esta mudança é comum nesta época do ano. Com a virada eminente de estação, a amplitude térmica, diferença em mínima e máxima, costuma aumentar. Até o fim de semana as máximas poderão passar dos 30ºC. Já as mínimas continuaram próximas dos 15ºC.

Previsões do modelo GFS apontam máxima de até 33ºC em Vitoria da Conquista entre quinta-feira (15) e sábado (17)

As previsões apontam também que as nuvens devem ficar mais escassas no céu, principalmente durante a tarde, favorecendo o aumento das temperaturas.

Com exceção do dia 11 de agosto, dia raro de calor no inverno conquistense, desde meados de abril que as temperaturas não superam os 30ºC na cidade.

Inverno rigoroso

O frio chegou mais cedo que o comum na região do Planalto da Conquista por conta do fenômeno La Niña, com mínimas muito baixas já em maio, ainda no outono. O frio se estendeu pelos meses seguintes, com episódios de frio mais intenso em meados de junho e novamente na última semana de agosto, quando os termômetros ficaram por 90 horas consecutivas com temperatura abaixo de 20ºC.

Os dados foram coletados e registrados pela estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Guanambi

Em Guanambi, distante 280 quilômetros de Vitória da Conquista, também no Centro-Sul Baiano, o calor característico também chegou forte no fim de semana, com máxima de quase 37ºC neste domingo. 

Além do calor intenso, a umidade do ar também despencou, chegando a 9% durante a tarde.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias