31.2 C
Guanambi
22 C
Vitória da Conquista

‘Chuva do Umbu’ é prevista para este fim de semana nas regiões de Guanambi e Vitória da Conquista

Mais Lidas

Anúncio

O inverno vai terminar às 22h04 da próxima quinta-feira (22) e os previsões apontam que deve continuar fazendo bastante calor na Região de Guanambi. Na região de Vitória da Conquista, apesar das madrugadas continuarem bastante frias, as temperaturas devem subir um pouco mais no período da tarde, principalmente a partir de sexta-feira (23).

A novidade das previsões é a possibilidade de pancadas de chuvas isoladas nas duas regiões, entre sábado (24) e domingo (25). Isso por conta da atuação de vários sistemas meteorológicos que irão contribuir para a formação de instabilidades.

Popularmente, esta primeira chuva após o fim do inverno é chamada de ‘Chuva do Umbu’, pois quando ela ocorre, favorece o desenvolvimento das plantas e consequentemente aumenta a produção do fruto. Em outras regiões, este fenômeno também é chamada de “Chuva do Caju”.

previsão guanambi chuva do umbu
Previsão de acumulado de chuva até 28 de setembro – Modelo ECMWF – Windy.com

De acordo com os institutos de meteorologia, a chuva tende a ser volumosa em quase todas as áreas do Brasil, com exceção do Nordeste, que terá poucas áreas com chuva nos primeiros dias da primavera.

Como Guanambi e Vitória da Conquista ficam muito próximas da faixa de divisa com a Região Sudoeste, um pouco da humidade pode avançar sobre as regiões. No entanto, os volumes esperados são bem baixos.

Em Guanambi, os modelos meteorológicos apontam acumulado entre 3 milímetros (mm) e 6 mm. Já na região de Vitória da Conquista as previsões do início da semana apontam que deve chover entre 4 mm e 16 mm na cidade até domingo.

Estiagem

A Prefeitura de Guanambi decretou situação de emergência por conta da seca na última semana por conta da estiagem. A última vez que choveu de forma significativa na cidade foi no dia 16 de abril.

Já em Vitória da Conquista, a emergência foi decretada desde de março. O município foi bastante castigado com as chuvas de dezembro de 2021, no entanto, os primeiros meses de 2022 foram de chuvas abaixo da média, o que contribuiu para o cenário de seca na cidade.

Localizadas no Centro Sul Baiano, as regiões de Guanambi e Vitória da Conquista possuem regime de chuva bastante similar. A diferença é que o inverno de Guanambi é seco e o de Vitória da Conquista mais úmido, com ocorrência constante de garoa.

Além disso, por estar localizada no Planalto da Conquista, a mil metros de altitude, a terceira cidade mais populosa da Bahia é conhecida pelo frio intenso, característico desta região, enquanto Guanambi é uma das cidades mais quentes do Estado.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas