33.8 C
Guanambi
28.2 C
Vitória da Conquista

Uesb de Vitória da Conquista oferta aulas gratuitas de esporte japonês à comunidade

- -

Últimas Notícias

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), promove, através do professor Paulo Bertoni, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, em Vitória da Conquista, aulas gratuitas à comunidade do esporte japonês kendo.

A atividade esportiva sintetiza a arte milenar da esgrima japonesa, em que os competidores vestem uma armadura protetora e disputam pontos acertando partes específicas do corpo do adversário com espadas de bambu.

Segundo o professor, praticante do esporte há 25 anos, o kendo oferece uma forma de condicionamento físico, ajudar a desenvolver algumas habilidades psicológicas, como concentração e disciplina, e pode, ainda, funcionar como forma de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

As aulas de kendo são realizadas às segundas e quartas-feiras, das 16h30 às 18 horas, na Praça CEUs, localizada na Rua Joana Angélica, no bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista. A atividade é ministrada pelo professor Paulo Bertoni, que possui a graduação 4° dan (atualmente, a graduação máxima do kendo é o 8° dan), e podem participar pessoas com idade a partir dos 15 anos.

Em japonês, kendo significa “caminho da espada”. Segundo o professor, a arte marcial ensina muito dos princípios da educação japonesa que ressalta aspectos morais, filosóficos e espirituais tão importantes para a vida das pessoas.

A ação faz parte dos projetos de extensão da Uesb, que são uma maneira da instituição chegar à comunidade. Em geral, a Universidade é marcada por um espaço plural, mas, muitas vezes, esse espaço fica confinado e restrito ao ambiente interno. Então, é muito importante esse papel de espalhar esse pluralismo, além de aproximar as pessoas do que acontece no ensino superior.

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- -

Mais Lidas