25.1 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Uesb de Vitória da Conquista oferta aulas gratuitas de esporte japonês à comunidade

Mais Lidas

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), promove, através do professor Paulo Bertoni, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, em Vitória da Conquista, aulas gratuitas à comunidade do esporte japonês kendo.

A atividade esportiva sintetiza a arte milenar da esgrima japonesa, em que os competidores vestem uma armadura protetora e disputam pontos acertando partes específicas do corpo do adversário com espadas de bambu.

Segundo o professor, praticante do esporte há 25 anos, o kendo oferece uma forma de condicionamento físico, ajudar a desenvolver algumas habilidades psicológicas, como concentração e disciplina, e pode, ainda, funcionar como forma de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

As aulas de kendo são realizadas às segundas e quartas-feiras, das 16h30 às 18 horas, na Praça CEUs, localizada na Rua Joana Angélica, no bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista. A atividade é ministrada pelo professor Paulo Bertoni, que possui a graduação 4° dan (atualmente, a graduação máxima do kendo é o 8° dan), e podem participar pessoas com idade a partir dos 15 anos.

Em japonês, kendo significa “caminho da espada”. Segundo o professor, a arte marcial ensina muito dos princípios da educação japonesa que ressalta aspectos morais, filosóficos e espirituais tão importantes para a vida das pessoas.

A ação faz parte dos projetos de extensão da Uesb, que são uma maneira da instituição chegar à comunidade. Em geral, a Universidade é marcada por um espaço plural, mas, muitas vezes, esse espaço fica confinado e restrito ao ambiente interno. Então, é muito importante esse papel de espalhar esse pluralismo, além de aproximar as pessoas do que acontece no ensino superior.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas