25.1 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Como investir em uma franquia? Confira!

Mais Lidas

Existem diversas formas de começar um novo negócio. Uma delas é investir em uma franquia, também chamada de franchising.

A franquia é o direito concedido a uma nova empresa para que ela use a marca de outra já famosa no seu setor. A empresa que concede os direitos é a fornecedora ou franqueadora e a que passa a usar a marca é a franqueada.

Em troca do uso da marca, o novo negócio entra com o pagamento de royalties e outras condições determinadas em lei. Por sua vez, a franqueadora deve oferecer suporte e treinamento para garantir a qualidade do serviço da franqueada.

Confira a seguir como se tornar um franqueado de sucesso!

Passos para se tornar um franqueado

Para quem quer abrir um negócio, sem necessariamente começar do zero, a franquia é o modelo ideal. Além de se beneficiar com a credibilidade da marca, a nova empresa também conta com suporte e treinamento que precisa.

Contudo, isso não quer dizer que você não precise se planejar para cuidar do seu negócio. Veja os passos fundamentais para abrir uma empresa por meio de franquia:

Entenda como funciona a franquia

Uma franquia pode trazer muitos benefícios, mas também envolve responsabilidades. Dentre elas:

  • pagamento da taxa de franquia
  • repasse de royalties,
  • fundo de propaganda (marketing), etc.

Além disso, o novo negócio deve zelar pela qualidade do serviço ofertado, a fim de manter a credibilidade da marca. Por outro lado, o franqueado terá alguns direitos, como a garantia de treinamento, por exemplo.

As relações entre fornecedores e franqueados são regulamentadas pela  Lei nº13.966/19, também conhecida como lei das franquias.

Pesquise o setor que deseja investir

Dentre setores populares que trabalham com franquias estão a alimentação, finanças, imóveis, itens para o lar, setor educacional, entre outros. Ou seja, você pode investir numa grande diversidade de negócios.

Para uma escolha mais segura, o ideal é realizar uma pesquisa de mercado, a fim de identificar os negócios que estão em alta, como também para identificar a demanda da sua região, ou seja para constatar a opção mais viável.

De preferência, escolha um setor que se identifique ou que possua alguma experiência.

Primeiros passos para montar a franquia

Para colocar sua ideia em prática existem alguns passos fundamentais. São eles:

  1. Realizar cadastro junto a empresa escolhida
  2. Participar de reunião com o franqueador para conhecer as condições da franquia
  3. Visitar uma ou mais unidades da franquia
  4. Assinar contrato
  5. Escolher o ponto do seu negócio
  6. Cuidar das instalações
  7. Montar e treinar a equipe
  8. Escolher fornecedores

Enfim, o processo de abertura abrange tanto ações burocráticas como operacionais. Também é fundamental contar com um plano de divulgação e marketing.

Como garantir o sucesso da sua franquia

O sucesso de uma franquia, em teoria, é mais fácil por conta da marca que carrega. Contudo, assim como em outros negócios, alguns fatores são fundamentais para que esse sucesso realmente se concretize.

Vejamos:

1.    Treine bem sua equipe

Além da qualificação oferecida pela franqueadora, você pode investir na capacitação da equipe para um atendimento mais personalizado, de acordo com as especificidades do seu público ou da sua região.

2.    Conheça os melhores fornecedores

Manter a qualidade do seu produto/serviço depende muito da escolha dos melhores fornecedores. Faça uma lista na sua região e procure manter boa relação com os principais fornecedores do setor.

3.    Foco no cliente

O cliente é a base de qualquer negócio. Procure dar a atenção que seu público merece, buscando o feedback sobre seus serviços, agradecendo sempre o cliente e focando na sua satisfação.

Conclusão

Assim como em outros modelos de negócio, a franquia exige um bom planejamento, o conhecimento do setor e, claro, algum investimento financeiro. Com essas condições ser um franqueado pode ser uma ótima opção para quem deseja investir na própria empresa.

Quer montar uma franquia mas não possui o valor para investir? Você pode recorrer a um empréstimo com garantia de imóvel, essa modalidade de empréstimo tem as menores taxas e os melhores prazos do mercado e pode ajudar você a começar sua empresa. Atualmente, fintechs como a CashMe, especializada nesse segmento de crédito, oferecem esse serviço de forma descomplicada, rápida, 100% online e segura.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas