30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista realizará curso de produção de mudas de árvores nativas

Mais Lidas

A Secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) de Vitória da Conquista vai promover, nos dias 5 e 6 de outubro, um curso básico de produção de mudas nativas no Herbário Sertão da Ressaca. O curso, que contará com atividades práticas e teóricas, é uma forma de incentivar a produção de mudas que possam ser usadas na arborização de ruas e praças, e em áreas degradadas.

O curso será ministrado pelo engenheiro agrônomo e coordenador do herbário, Lázaro Ribeiro. No dia 5 de outubro, as aulas serão para pequenos produtores e pessoas da comunidade que já preparam ou têm o desejo de preparar mudas. Já no dia 6, os participantes serão gestores e técnicos de municípios vizinhos.

As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (26) e poderão ser feitas no site da prefeitura.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a Semma tem fornecido mudas de árvores para as cidades vizinhas, mas o maior objetivo é que elas treinem seus próprios viveiristas e que produzam os próprios viveiros, até porque existe uma demanda grande em Vitória da Conquista.

Árvores Vitória da Conquista
Reprodução

As mudas são produzidas no herbário municipal, que atualmente possui cerca de 30 mil mudas de diferentes espécies, entre elas, pau-ferro, ipê-amarelo, mulungu, tamboril-bravo e copaíba. Parte delas é usada no município, na recuperação de áreas degradadas e arborização de praças e áreas verdes.

Parte da produção de mudas do herbário municipal é doada para a população através do projeto Arvorecer, criado em 2018, que oferece também orientações técnicas sobre as melhores espécies para serem plantadas em cada local e os cuidados necessários para cultivá-las.

Para ter acesso às mudas, o conquistense precisa ir, pessoalmente, à Semma, localizada na Rua dos Fonsecas, nº 41, Centro, e preencher um cadastro. Após aprovação, as mudas podem ser retiradas no próprio herbário.

Em celebração ao Dia da Árvore, nesta quarta-feira (21), e ao início da primavera, nesta quinta (22), foi plantada uma muda da espécie pau-ferro, na Praça Mármore Neto.

De acordo com Passos, alguns bairros e ruas de Vitória da Conquista surpreendem pela arborização. Alguns dos locais mais arborizados da cidade são as Urbis I, II, III, IV e V, Inocoop, Bem Querer, algumas ruas do Candeias e Recreio, parte da Vila Serrana, Avenidas Filipinas, Brasil e Luís Eduardo, e Caminho do Parque.

A secretária explicou que o ideal é ter uma cidade o mais arborizada possível, para tentar devolver à natureza uma pequena parte daquilo que tem sido tirado dela há décadas. O curso é, também, uma forma de contribuir para que outros municípios do entorno também abracem a causa do meio ambiente.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas