33.8 C
Guanambi
28.2 C
Vitória da Conquista

Famílias de Vitória da Conquista recebem cartões emergenciais da Cáritas nesta segunda-feira

- -

Últimas Notícias

Tiago Marques
Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Na próxima segunda-feira (26), 70 famílias atingidas pelas enchentes do último de dezembro de 2021 e janeiro de 2022  em Vitória da Conquista receberão cartões com R$ 3 mil de saldo. O valor deverá ser usado para ajudar a aliviar os prejuízos causados pelas chuvas intensas.

A entrega será realizada pela rede Cáritas, em parceria com a Paróquia Bom Jesus. A instituição diz que a iniciativa é uma ação em defesa do bem viver e de uma sociedade mais justa e igualitária

Os cartões são fruto das doações da sociedade civil de todo o país ao longo da campanha de arrecadação SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda.

Além de Vitória da Conquista, outros municípios foram contemplados com cartões multipropósito, como Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu, Dário Meira e Diocese de Amargosa, na Bahia; além das Dioceses de Januária, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Janaúba, Almenara e Arquidiocese de Montes Claros, em Minas Gerais.

Ao todo, mais de 20.000 pessoas em situação de vulnerabilidade serão beneficiadas com a ajuda apoiando, sobretudo cidadãos não contemplados por benefícios do estado ou de outras organizações da sociedade civil.

Ação conjunta da rede Cáritas

De acordo com a Cáritas, além dos recursos financeiros arrecadados pela campanha, em dezembro de 2021 e janeiro de 2022, a instituição alcançou organizações parceiras, paróquias e dioceses da Igreja Católica que fizeram o apoio chegar nos municípios afetados, com doações de alimentos, água, leite, kits de higiene pessoal e de limpeza, cobertores, fraldas e colchões.

"Esta sinergia garantiu que, desde o primeiro instante, paróquias e dioceses dos municípios e das regiões se organizassem para arrecadar e distribuir mantimentos, além de abrir as portas para o abrigo de pessoas que precisaram abandonar seus lares", disse em nota.

Ainda segundo a Cáritas, todas as atividades contaram com o apoio de dioceses das regiões contempladas pelo programa, paróquias da Igreja Católica e voluntárias e voluntários que se sensibilizaram com a causa desde o início das ações.

Solidariedade internacional

Além da ajuda imediata no período chuvoso, a Cáritas Brasileira seguiu apoiando as pessoas no pós-chuvas – tanto por meio do recurso arrecadado pelo SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda, quanto por projetos que surgiram no âmbito da campanha emergencial. É o caso do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais, que nasceu incentivado pelas ações que a Igreja Católica no Brasil já vinha realizando junto às famílias atingidas pelas enchentes nos estados da Bahia e de Minas Gerais.

A ação é fruto do consórcio da Cáritas Brasileira com a Cáritas Suíça e Cáritas Bélgica, e financiado pela Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO) e contempla a entrega de 1.329 cartões multipropósito de R$ 3 mil cada, distribuição de 5 mil kits de higiene pessoal, 5 mil de limpeza e 1 mil de higiene infantil.

Maior alcance

Por meio do apoio das entidades CAFOD, CRS, Adveniat e Visão Mundial, além do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), Fundação Banco do Brasil, Petrobrás, Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, bem como emendas parlamentares, mais de 13 mil famílias foram beneficiadas com cestas básicas, kits de higiene e limpeza, bem como cartões multipropósito nos estados da Bahia e Minas Gerais.

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- -

Mais Lidas