23 C
Guanambi
16.1 C
Vitória da Conquista

Justificativa eleitoral pode ser realizada por aplicativo

Mais Lidas

A eleitora ou o eleitor que se encontrar ausente do seu domicílio eleitoral no próximo domingo, durante o horário da eleição (das 8 às 17 horas – horário de Brasília) poderá apresentar justificativa à Justiça Eleitoral. O procedimento pode ser realizado através do requerimento de justificativa ou pelo aplicativo e-Título. 

Em ambos os casos, não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência quando a justificativa for apresentada no dia da eleição.  E o procedimento pode ser realizado em apenas um ou nos dois turnos do pleito, nos casos de ocorrência de segundo turno. 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, ele procedimento pode ser realizado: 

Formulário RJE pode ser obtido nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral (cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento), nos portais do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa, e em outros locais previamente autorizados pela Justiça Eleitoral.

No caso de utilização do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), é necessário apresentar também um documento oficial de identificação com fotografia (e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei) no local de votação ou de recepção de justificativas. Esses documentos são aceitos ainda que expirada a data de validade. 

O formulário RJE deve ser preenchido com o número de título eleitoral (não aceita CPF). Se tiver dados incorretos, que não permitam a identificação do eleitor ou da eleitora, não será hábil para processamento da justificativa de ausência na eleição.

O juízo eleitoral responsável pela recepção do RJE não registrado em urna deve lançar as informações no Cadastro Eleitoral até 7 de dezembro de 2022, em relação ao primeiro e ao segundo turnos.

A justificativa é válida somente para o turno ao qual a eleitora ou o eleitor não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno.

De acordo com o TSE, a eleitora ou o eleitor pode justificar a ausência às eleições tantas vezes quantas forem necessárias. Acesse o link para o Preenchimento online do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).

Em regra, a ausência a três eleições consecutivas (cada turno de votação é considerado uma eleição) sem o pagamento das respectivas multas ou a apresentação de justificativas resultará no cancelamento da inscrição, nos termos dos arts. 7º, § 3º, do Código Eleitoral e 130 da Resolução-TSE nº 23.659, de 2021.

Quando a pessoa se encontrar fora do país, ela pode apresentar a justificativa pela ausência à votação pelo e-Título ou nas mesas receptoras de votos do exterior que funcionem com urna eletrônica. Essa opção pode ser realiza pela  pessoa com título no Brasil que esteja no exterior no dia da eleição;ou pela pessoa com título da Zona Eleitoral do Exterior (ZZ) que esteja fora de seu domicílio eleitoral na data de eleição presidencial. 

Outras informações sobre a apresentação de justificativa pelo eleitorado do exterior estão disponíveis no Portal do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. A Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), que atende ao eleitorado brasileiro com domicílio eleitoral fora do Brasil, também pode ser contatada para orientações. 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas