31.8 C
Guanambi
24.1 C
Vitória da Conquista

Incidente em obra de drenagem causou mancha barrenta no rio São Francisco em Juazeiro

Mais Lidas

As águas límpidas do rio São Francisco, em Juazeiro, no Norte da Bahia, ficaram com uma mancha marrom na manhã desta sexta-feira (30), causada por um incidente durante obras de drenagem fluvial em uma rua do bairro Santo Antônio.

A água barrenta que desceu rumo ao rio tomou boa parte da Orla II da cidade. Pela tarde, a mancha começou a se desfazer e as águas do Velho Chico foram retornando novamente à sua aparência comum.

O problema foi confirmado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio de nota enviada ao site Rede GN. As secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), e de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), e o Sistema de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), esclareceram que a “mancha” de cor barrenta teve origem nas obras de drenagem pluvial na Rua Touffic Khoury.

De acordo com os órgãos, durante as atividades de escavação de uma vala para a instalação de uma manilha, uma das máquinas perfurou acidentalmente a rede de abastecimento de água. Por conta do incidente, a água levou parte da terra e areia retiradas do local da escavação, indo parar no rio São Francisco.

A prefeitura informou ainda que o problema foi resolvido de forma definitiva e que não há mais água barrenta entrando no rio. Disse também que a obra é um uma demanda antiga e que vai resolver o problema histórico de alagamentos no bairro Santo Antônio, que ocorria sempre em períodos chuvosos.

Diferente de outras regiões da Bahia do Médio São Francisco, o trecho do Velho Chico que banha as cidades de  Juazeiro/BA e Petrolina/PE não possui a água com aspecto barrento. Isto ocorre pelo processo de decantação pelo qual passa a água em sua passagem pelo lago do reservatório de Sobradinho.

A água vertida pelas turbinas da hidroelétrica para dar continuidade ao rio tem aspecto límpido por conta deste processo. Como há outras hidroelétricas até o Baixo São Francisco, este trecho tem quase que totalmente suas águas com esse aspecto.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas