25.6 C
Guanambi
20.6 C
Vitória da Conquista

Incidente em obra de drenagem causou mancha barrenta no rio São Francisco em Juazeiro

Mais Lidas

https://materiais.henet.com.br/guanambi

As águas límpidas do rio São Francisco, em Juazeiro, no Norte da Bahia, ficaram com uma mancha marrom na manhã desta sexta-feira (30), causada por um incidente durante obras de drenagem fluvial em uma rua do bairro Santo Antônio.

A água barrenta que desceu rumo ao rio tomou boa parte da Orla II da cidade. Pela tarde, a mancha começou a se desfazer e as águas do Velho Chico foram retornando novamente à sua aparência comum.

O problema foi confirmado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio de nota enviada ao site Rede GN. As secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), e de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), e o Sistema de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), esclareceram que a “mancha” de cor barrenta teve origem nas obras de drenagem pluvial na Rua Touffic Khoury.

De acordo com os órgãos, durante as atividades de escavação de uma vala para a instalação de uma manilha, uma das máquinas perfurou acidentalmente a rede de abastecimento de água. Por conta do incidente, a água levou parte da terra e areia retiradas do local da escavação, indo parar no rio São Francisco.

A prefeitura informou ainda que o problema foi resolvido de forma definitiva e que não há mais água barrenta entrando no rio. Disse também que a obra é um uma demanda antiga e que vai resolver o problema histórico de alagamentos no bairro Santo Antônio, que ocorria sempre em períodos chuvosos.

Diferente de outras regiões da Bahia do Médio São Francisco, o trecho do Velho Chico que banha as cidades de  Juazeiro/BA e Petrolina/PE não possui a água com aspecto barrento. Isto ocorre pelo processo de decantação pelo qual passa a água em sua passagem pelo lago do reservatório de Sobradinho.

A água vertida pelas turbinas da hidroelétrica para dar continuidade ao rio tem aspecto límpido por conta deste processo. Como há outras hidroelétricas até o Baixo São Francisco, este trecho tem quase que totalmente suas águas com esse aspecto.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias