21.5 C
Guanambi
17.8 C
Vitória da Conquista

Centenas de mudas de umbu gigante serão distribuídas para agricultores familiares em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Como parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR) de Vitória da Conquista para aumentar a fonte de renda dos pequenos produtores rurais, centenas de mudas de umbu gigante que serão distribuídas no município. A entrega está prevista para o mês de novembro.

Segundo a SMDR, o umbu gigante tem valor comercial superior em relação às demais variedades, pois os frutos chegam a ser dez vezes maiores e são mais doces. Além disso, as técnicas utilizadas reduzem o tempo para a planta adulta começar a produzir. Com esses diferenciais, a secretaria espera fortalecer a renda dos agricultores familiares do município.

As mudas estão sendo preparadas na fazenda experimental de Pedra Mole, região de Bate Pé. Mantida pela Prefeitura Municipal, a fazenda possui cerca de 800 pés de umbu, distribuídos em 10 hectares.

De acordo com o coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro, a fazenda experimental possui 33 tipos diferentes de umbus. Destes, 25 são de espécies gigantes, sendo, portanto, o local onde se encontra a maior variedade de umbus gigantes do mundo.

Castro ressaltou, também, que o trabalho desenvolvido por meio do projeto e da distribuição de mudas contribuem para a preservação da espécie, que é nativa e se encontra no rol de plantas em extinção.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Souza, lembrou que cerca de 80% do município está na região semiárida e, por suportar o clima seco da caatinga, o umbuzeiro é uma ótima alternativa. Souza, também, explicou que a SMDR conta com uma equipe de engenheiros agrônomos que oferece apoio técnico aos produtores.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas