20.6 C
Guanambi
16.9 C
Vitória da Conquista

Centenas de mudas de umbu gigante serão distribuídas para agricultores familiares em Vitória da Conquista

Mais Lidas

https://materiais.henet.com.br/guanambi

Como parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR) de Vitória da Conquista para aumentar a fonte de renda dos pequenos produtores rurais, centenas de mudas de umbu gigante que serão distribuídas no município. A entrega está prevista para o mês de novembro.

Segundo a SMDR, o umbu gigante tem valor comercial superior em relação às demais variedades, pois os frutos chegam a ser dez vezes maiores e são mais doces. Além disso, as técnicas utilizadas reduzem o tempo para a planta adulta começar a produzir. Com esses diferenciais, a secretaria espera fortalecer a renda dos agricultores familiares do município.

As mudas estão sendo preparadas na fazenda experimental de Pedra Mole, região de Bate Pé. Mantida pela Prefeitura Municipal, a fazenda possui cerca de 800 pés de umbu, distribuídos em 10 hectares.

De acordo com o coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro, a fazenda experimental possui 33 tipos diferentes de umbus. Destes, 25 são de espécies gigantes, sendo, portanto, o local onde se encontra a maior variedade de umbus gigantes do mundo.

Castro ressaltou, também, que o trabalho desenvolvido por meio do projeto e da distribuição de mudas contribuem para a preservação da espécie, que é nativa e se encontra no rol de plantas em extinção.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Souza, lembrou que cerca de 80% do município está na região semiárida e, por suportar o clima seco da caatinga, o umbuzeiro é uma ótima alternativa. Souza, também, explicou que a SMDR conta com uma equipe de engenheiros agrônomos que oferece apoio técnico aos produtores.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias