34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Uesb cria Departamento de Ciências e Saúde em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), anunciou a aprovação do Conselho Universitário (Consu) permitindo a ampliação do quadro de Departamentos da Universidade.

A novidade é a criação do Departamento de Ciências da Saúde (DCS), no campus de Vitória da Conquista. De acordo com a instituição, a medida é resultado do crescimento do número de professores que atuam na área desde a criação do curso de Medicina, a primeira graduação de saúde do campus.

Funcionando desde 1º de outubro, o DCS irá atender o curso de graduação em Medicina, além de abrigar a área de conhecimento em Educação Física, que atende a vários cursos da Uesb. “Estamos formando um grupo de trabalho para propormos uma pós-graduação em nível de Mestrado em Ciências da Saúde. A possibilidade de novos cursos da área está nos planos, mas depende de um planejamento estratégico da Universidade e de um amadurecimento maior”, avalia o professor Raphael Queiroz, primeiro diretor do DCS.

Além de consolidar o Departamento como espaço para promoção de orientação da carreira acadêmica do docente, o DCS traz uma série de propostas em suas primeiras diretrizes. Entre elas, estão o fortalecimento da participação nos diversos espaços da Universidade, a promoção de ações que viabilizem criação de novos cursos e estabelecimento de espaços físicos, a viabilização de parcerias institucionais, o estímulo a docentes na participação em projetos de extensão, monitoria, pesquisa, entre outras.

Corpo docente

Ainda de acordo com a Uesb, o Departamento de Ciências da Saúde conta com 80 professores, divididos em oito áreas de conhecimento: Ciências Básicas, Clínica Especializada 1, Clínica Especializada 2, Clínica Cirúrgica, Educação Física, Ginecologia e obstetrícia, Pediatria e Saúde coletiva e Saúde Mental.

Ao longo dos últimos 18 anos, houve também um avanço na formação acadêmica. Atualmente, são 23 doutores ou doutorandos, 27 mestres ou mestrandos, além de dois professores com pós-doutorado.

Funcionamento

A primeira diretoria do Departamento de Ciências da Saúde é formada pelos professores Raphael Queiroz e Monalisa Barros, que assumem direção e vice-direção respectivamente. O espaço funciona no 1º andar do Módulo de Medicina, e os contatos são dcs@uesb.edu.br e (77) 3424-8707.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas