21.5 C
Guanambi
17.8 C
Vitória da Conquista

Ciranda com as Famílias debaterá educação de bebês e crianças nas creches e pré-escolas em Guanambi

Mais Lidas

Instâncias sociais de pesquisa, fiscalização e monitoramento da Educação Infantil do município de Guanambi irão realizar, na próxima quarta-feira (19), uma Ciranda com as Famílias. O objetivo do evento é apresentar a política pública municipal e ouvir a avaliação das famílias para fazer as recomendações que integrarão o relatório de monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) de 2022.

De acordo com os organizadores, o PME necessita ser monitorado anualmente pela sociedade civil. Devido à pandemia, o último monitoramento, realizado em 2021, aconteceu de forma virtual e contou apenas com a participação de órgãos gestores e fiscalizadores da educação municipal.

Este ano, no entanto, o objetivo é realizar uma ampla discussão, inclusive a respeito dos dados levantados em 2021, como: a baixa oferta de crechês no município, em 22,32%, abaixo da média nacional de (35,6%); a falta de oferta da Educação Infantil no campo; a imensa inadequação dos espaços, materiais, mobiliários e sanitários das instituições de ensino aos bebês e às crianças; a necessidade de melhora em termos de quantidade e qualidade da alimentação ofertada; a baixíssima oferta de educação integral na rede de educação infantil; além de outros fatores.

Considerando a grande relevância da temática, a Comissão de Educação Infantil convida as famílias dos bebês e das crianças de 0 a 5 anos para participarem da Ciranda sobre a Educação Infantil que acontecerá no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no CETEP, localizado na Rua Troiano de Freitas, N° 168, Bairro Santo Antônio.

Ciranda com Famílias em Guanambi
Reprodução

A ação terá como tema “A Educação Infantil é Direito dos Bebês e das Crianças do Campo e da Cidade”, e será conduzida pelas professoras Elenice de Brito e Leila Lobo, representando as instâncias organizadoras.

A Lei Municipal nº 951, de 22/06/2015, instituiu o PME, que entrou em vigor com a publicação no Diário Oficial do Município. A vigência do Plano é de 10 anos. O documento apresenta metas e estratégias em consonância com o Plano Nacional de Educação e alinhado com o Plano Estadual de Educação.

Segundo o PME de Guanambi, em relação à Educação Infantil, o objetivo era, até 2016, universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e, até o final da vigência deste PME – em 2025, ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos.

Para monitorar o cumprimento dessas metas, tem sido avaliados a ampliação do acesso à Educação Infantil; o cumprimento de parâmetros de qualidade da oferta de Educação Infantil; a oferta de atendimento integral; a política de inclusão das crianças; e o desenvolvimento de ações intersetoriais.

O evento é uma organização da Comissão de Educação Infantil do Plano Municipal de Educação de Guanambi, Fórum Baiano de Educação Infantil – Polo Sertão Produtivo e do Observatório da Infância e da Educação Infantil da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

Vale ressaltar, que é de responsabilidade de toda a sociedade civil conhecer quais são as metas propostas para a educação infantil no município, auxiliar na elaboração das estratégias que devem ser adotadas para atender as prioridades da rede, bem como fiscalizar o  cumprimento da lei.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas