31.2 C
Guanambi
22 C
Vitória da Conquista

Hospital Municipal Esaú Matos de Vitória da Conquista emitiu primeira certidão de nascimento com duas mães

Mais Lidas

Anúncio

No último dia 26 de outubro, um fato inédito aconteceu no Hospital Municipal Esaú Matos: a emissão da primeira certidão de nascimento de uma criança nascida na maternidade com o registro de duas mães.

Jaqueline Cardoso dos Santos deu à luz na unidade hospitalar no dia 19 de outubro e pôde, ainda na maternidade, fazer o registro da sua filha, constando também no documento o nome da sua companheira, Patrícia de Barros Souza. “Para nós significa muito, não é só um sonho de ser mãe de ambas as partes, é também uma conquista realizada”, afirmou Patrícia.

Além da alegria de ter os nomes das duas mães na certidão de nascimento da filha, o casal comemorou o pioneirismo. “É uma honra para nós sermos as primeiras a registrar nossa filha com nosso sobrenome [no Hospital Esaú Matos]”, destacou a mamãe Patrícia, que completou: “sabemos também que é o diferencial para enfrentarmos qualquer tipo de preconceito”.

Para Diogo Azevedo, diretor-geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, mantenedora do hospital, esse também foi um momento bastante especial para a equipe do Esaú. “A filiação socioafetiva é um direito garantido por lei. Então, nada mais justo que as mães já saiam da maternidade com a certidão de nascimento da filha em mãos. E nós estamos muito felizes em poder fazer parte desse momento tão importante da vida dessa família”, ressaltou o diretor-geral.

Emissão de certidão de nascimento no Esaú Matos

Numa parceria com o Cartório de Registro Civil de Vitória da Conquista, o Hospital Municipal Esaú Matos conta com um posto avançado para emissão da certidão de nascimento.

No caso de casais homoafetivos, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar a documentação comprovando que foi feita a inseminação artificial para que seja garantido o direito de ter os nomes dos pais ou mães no registro da criança.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas