25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Neoenergia Coelba retirou mais de 132 toneladas de cabos irregulares instalados em postes na Bahia

Regiões de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista foram consideradas mais críticas.

Mais Lidas

A Neoenergia Coelba informou que, antes de completar o ciclo de um ano, já alcançou um número recorde de remoção das ocupações irregulares das empresas de telefonia e internet. Até setembro, foram retiradas 132,57 toneladas de cabos, um montante capaz de completar três contêineres de 40 pés.

O resultado histórico – maior já alcançado pela empresa desde a contabilização, é fruto das ações integradas da distribuidora, que só neste ano quintuplicou o número de técnicos na fiscalização dos postes.

“A pandemia e a necessidade de conexão no ambiente digital proporcionaram o surgimento de pequenos provedores de internet, e isso aumentou o desafio nas fiscalizações do compartilhamento dos postes. Por isso, realizamos o aumento no efetivo para garantir a segurança dos nossos clientes, fazendo a remoção das estruturas clandestinas e que ofereçam risco a população”, ressalta gerente de processos de rede da Neoenergia Coelba, Karin Barbosa.

As ações de combate às ligações irregulares dos provedores acontecem de maneira contínua em todo o estado, sendo intensificada em regiões consideradas mais críticas como Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Em campo, as equipes técnicas fazem a remoção dos cabos e das caixas de internet. Esse último é um dos maiores ofensores para as ocorrências de chamas, já que são equipamentos fora dos padrões técnicos, e com equipamentos switch e cabos UTP/STP, que são energizados a partir de um “gato de energia”.

“As distribuidoras em todo país são obrigadas a compartilhar os postes pelas resoluções conjuntas 001/1999 e 002/2001 da Aneel, Anatel e ANP. Assim, para que qualquer estrutura seja instalada nos postes da rede elétrica é necessário apresentar um projeto, que será avaliado. As caixas de internet removidas nas nossas ações são as irregulares, instaladas à revelia da concessionária de energia e que por isso não tem segurança técnica”, explica a supervisora de projetos da Neoenergia Coelba, Hannah Amorim.

Somente em setembro, aproximadamente 500 caixas de internet clandestinas foram retiras. Neste ano mais de 30 mil postes foram fiscalizados e 23 mil notificações emitidas as empresas de telecomunicações que mantém contrato com a Neoenergia Coelba. 

 Responsabilidade de manutenção

A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos. A atuação da Neoenergia Coelba tem como objetivo a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação representa. Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.

 Regularização  

Para estimular a regularização, a Neoenergia Coelba vem promovendo workshops e iniciativas com as operadoras de telecomunicações. Em Julho, a distribuidora realizou um evento com as empresas de telefonia e internet regulares para explicar a importância da segurança durante a execução dos serviços, reforçando as orientações sobre o tema.

A distribuidora também criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.

 Confira se a sua operadora de internet atua de maneira regular

O cliente também pode ser um aliado da Neoenergia Coelba no combate às ligações irregulares de internet e telefonia. No site da distribuidora, o cliente pode verificar se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular. Para acessar, basta seguir os seguintes passos: acesse o site (www.neoenergiacoelba.com.br) > na página principal, selecione “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > clique em “Empresas de Telecom Habilitadas”.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas