Um levantamento da Neoenergia Coelba aponta que 7,6 mil clientes foram impactados por furtos de cabos de energia na Bahia entre janeiro e setembro de 2025. Embora o número ainda seja expressivo, representa uma redução de cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano passado.
A queda é resultado direto dos investimentos da distribuidora em tecnologia e no fortalecimento da rede elétrica, o que tem garantido maior resiliência e menor impacto aos consumidores. “O furto de cabos é uma prática criminosa que afeta milhares de pessoas e compromete o funcionamento de serviços essenciais, como hospitais e escolas. Sabendo que esse é um problema nacional, intensificamos nossas ações em campo e os investimentos em tecnologias, o que resultou em menos clientes afetados”, destaca Thiago Martins, superintendente técnico da Neoenergia Coelba.
Além da redução no número de clientes impactados, a quantidade de ocorrências também diminuiu. Foram registradas 1.515 ocorrências em 2025, contra 1.603 em 2024, uma queda de 5%. Essa redução reflete a parceria entre a Neoenergia Coelba e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que coordena a Operação Metallis, voltada à identificação de receptadores de materiais furtados.
Os municípios com maior número de ocorrências neste ano foram Salvador (322 casos), Feira de Santana (148), Conceição do Coité (119), Serrinha (102) e Camaçari (87).
A expressiva redução de clientes afetados comprova a eficácia das ações da Neoenergia Coelba para modernizar e tornar a rede elétrica mais robusta. Entre as medidas, está a instalação de mais de 2 mil equipamentos de automação, conhecidos como self-healing, capazes de restabelecer o fornecimento de energia em até 60 segundosem caso de interrupções.
Em 2025, a empresa também construiu 30 novos circuitos elétricos, ampliando a flexibilidade operacional do sistema. Atualmente, a distribuidora conta com mais de 7 mil religadores automáticos, que possibilitam manobras entre diferentes circuitos e agilizam a normalização do fornecimento.
Além do investimento em tecnologia, a Coelba intensificou ações de monitoramento e proteção física da rede elétrica. Entre as iniciativas estão: Instalação de inibidores de acesso em postes, impedindo a escalada por pessoas não autorizadas; Substituição de caixas subterrâneas por estruturas chumbadas com concreto e solda, reduzindo a vulnerabilidade; e Desenvolvimento de dispositivos de blindagem para cabos dos religadores, evitando que o furto desses fios comprometa o funcionamento do sistema.
A Neoenergia Coelba reforça a importância da participação da população no combate a essa prática criminosa. Caso alguém seja visto manipulando a rede elétrica sem o uniforme da empresa, a denúncia pode ser feita anonimamente pelo Disque Denúncia Bahia (181).
Em situações de falta de energia, o contato deve ser realizado pelo teleatendimento 116.
