28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Plano de Turismo Sustentável de Vitória da Conquista é entregue ao poder público

Mais Lidas

Foi entregue nesta segunda-feira (7) o Plano de Turismo Sustentável de Vitória da Conquista (Planturis). O documento, que começou a ser elaborado no dia 14 de junho, contou, na elaboração, com a participação de diversas entidades, empresariado local e sociedade civil. Por meio de dados estatísticos, o plano revela as potencialidades do turismo para o município.

O documento ganhou o nome de “Rosa dos Ventos”, por nortear os próximos passos do setor do turismo. Durante os seis meses de elaboração, foram desenvolvidos grupos focais, com o objetivo de ouvir representantes de diferentes eixos de atuação. Além disso, foram promovidos eventos para escuta da população acerca do tema.

Dessa forma, foram identificadas as três principais potencialidades do turismo conquistense: clima, eventos e gastronomia. A partir de agora, as ações serão elaboradas para fortalecer esses segmentos e atrair ainda mais turistas para o município.

Josi Viana, gerente regional do Sebrae, destacou que Vitória da Conquista vive um momento favorável para o turismo com a conexão com a Chapada Diamantina, o novo aeroporto Glauber Rocha e ainda um calendário forte de eventos ao longo do ano. O plano vai organizar essa demanda e o Sebrae, que colaborou nessa construção, vai desenvolver, ainda esse ano, ações para fortalecer o setor.

“Hoje, fizemos uma entrega formal do plano ao município, mas nós temos ainda duas entregas até o final do ano. O grande diferencial do modelo é que não entregamos só um documento. Entregamos ações executadas que, com certeza, farão uma diferença muito grande para cidade”, destacou a gerente.

A prefeita do município, Sheila Lemos, que recebeu o documento em mãos nesta segunda-feira, enfatizou a importância das informações organizadas no Planturis para a promoção da cidade. “Nós tínhamos uma grande dificuldade que era a organização dos dados, informações acerca do município, porque cada instituição tinha seus dados separados. Agora está tudo organizado. Vamos poder promover o município e mostrar o que Vitória da Conquista tem de melhor”, ressaltou a prefeita.

Além da prefeita Sheila Lemos, da gerente regional do Sebrae, a reunião de entrega do Planturis contou com a participação de secretários municipais, representantes do Senac, CDL e entidades locais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas