A Companha Hidroelétrica do Rio São Francisco (Chesf), componente do sistema Chesf, alertou sobre o iniciou o período úmido da temporada 2022-23, com a expectativa da volta de chuvas nas regiões onde estão seus reservatórios.
De acordo com a companhia, a chegada das chuvas pode demandar possivelmente a prática de defluências mais elevadas no decorrer do citado período, procedimento normal para a época, que requer atenção com a segurança das populações ribeirinhas a jusante dos reservatórios.
A Chesf ressaltou que, durante o período úmido de 2021, as chuvas intensas garantiram o enchimento de seus reservatórios nas bacias dos rios São Francisco (Sobradinho e Itaparica) e Parnaíba (Boa Esperança), onde a Companhia possui usinas instaladas.
O resultado foi um período seco de tranquilidade e segurança hídrica e de geração de energia, chegando ao início deste mês de novembro com os reservatórios nas seguintes condições de volume útil na data de 8/11: Bacia do São Francisco: Sobradinho (63,05%) e Itaparica (84,41%); Bacia do Rio Parnaíba: Boa Esperança (39,71%). Na Bacia do Rio Contas, reservatório da Pedra com armazenamento de 44,79%.
Com a volta das cheias nas próximas semanas e meses, a estatal ressalta a importância de se evitar a ocupação das áreas de calha dos rios.
“O procedimento de apenas praticar aumento dos valores de descargas de modo gradual, de acordo com as regras operativas pré-estabelecidas, precedido de aviso com a possível antecedência para a adoção das providências cabíveis pelas entidades atuantes na região, visa minimizar os impactos sobre a população, seja na zona rural, com culturas de vazante, seja nas cidades, com barracas, bares, habitações diversas e até mesmo construções mais elaboradas, como também sobre as atividades produtivas desenvolvidas na área dos reservatórios”, informou a Chesf em nota.
Porque baixaram a defluência para 800 m3/s. Não parece um contrasenso em relação ao texto que indica o inicio do período chuvoso