21.5 C
Guanambi
17.8 C
Vitória da Conquista

Duas avenidas receberam nomes em homenagens a mulheres em Guanambi

Também foi nomeado o CRAM e nove ruas de vários bairros.

Mais Lidas

Duas avenidas de Guanambi foram nomeadas com nomes de mulheres. As leis foram propostas e aprovadas por vereadores e sancionadas pelo Prefeito Nilo Coelho (União).

As vias em questão foram abertas nos últimos anos e já tinham recebido nomes mais genéricos. Além disso, nenhuma das duas conta com pavimentação até o momento.

Uma delas é a Avenida Sanitária, que agora passa a se chamar Avenida Anatólia Costa Donato, figura conhecida na cidade como Dona Toinha, considerada uma das primeiras mulheres a empreender no comércio da cidade.  Ela faleceu em 2020 aos 93 anos.

A proposta foi apresentada pelo vereador Paulo Costa (PSD) e foi aprovada no início de agosto. A avenida margeia o Riacho do Belém, do Parque da Cidade até a Avenida Sandoval Morais, já próximo à Feira Livre.

Avenida Sanitária – Reprodução | Google Maps

A outra avenida nominada recentemente foi a então Avenida Centenária, cujo traçado pretende ligar a BA-573, na saída de Matina, até a BR-030, na saída para Caetité. Outro ponto de referência é o local onde está sendo construído o novo cemitério municipal.

A via agora passa a se chamar Avenida Guiomar Ferreira Cotrim, em homenagem a escritora guanambiense que morreu em 2018, aos 89 anos. O vereador Tião Nunes (PSD) foi o responsável por apresentar a indicação aos demais vereadores.

Agora são cinco avenidas com nomes de mulheres em Guanambi. As demais são Deolinda Martins, no bairro Santo Antônio, Vanessa Cardoso, no Ipanema, e Antonieta Pimentel, entre os bairros BNH e Novo Horizonte.

Avenida Centenária – Reprodução | Google Maps

Além das avendias, a futura sede do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) também foi nomeada por lei. O órgão, que deve funcionar a princípio de forma improvisada em um imóvel alugado, localizado no bairro Vomitamel, se chamará “Alcione e Ana Júlia Teixeira”, em homenagem a mãe e filha assassinadas de forma brutal em dezembro de 2021.

A proposta foi apresentada pela vereadora Maria Silvia “Lilia” (União).

Nome de ruas

Nos últimos 30 dias, nove ruas dos bairros Nossa Senhora Aparecida, Dr. José Humberto Nunes e Santo Antônio também tiveram leis aprovadas e sancionadas. Em 2022, ao todo, são 41 leis colocadas em vigor visando nomear logradouros públicos. As outras 29 leis neste sentido foram aprovadas até setembro.

Além de sancionar as leis, cabe ao poder público municipal promover a devida atualização dos mapas da cidade e informar as mudanças a órgãos como os Correios e companhias de água e energia. A medida é importante para garantir a identificação correta do logradouro.

Vale ressaltar que, desde 1977, uma Lei Federal proíbe a atribuição de nome de pessoa viva em logradouros e prédios públicos. Em 2013, também passou a ser proibido o nome de pessoas que tenham se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escrava, em qualquer modalidade.

Veja as leis mais recentes sobre nomeação de ruas

 LEI Nº 1.491 DE 29 DE SETEMBRO DE 2022
Denomina de Rua GILDÁSIO PIRES COTRIM, a Rua 03, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, nesta Cidade. (veja aqui)

LEI Nº 1.492 DE 29 DE SETEMBRO DE 2022
Denomina de Rua ADELINA TEREZA DE JESUS, a Rua L, no Loteamento Dr. José Humberto Nunes, nesta Cidade. (veja aqui)

LEI Nº 1.493 DE 29 DE SETEMBRO DE 2022
Denomina de Rua FAUSTINO RODRIGUES DOS SANTOS, a Rua C, no Loteamento Dr. José Humberto Nunes, nesta Cidade. (veja aqui)

LEI Nº 1.494 DE 29 DE SETEMBRO DE 2022
Denomina de Rua EDIS PEREIRA DE SOUZA, a Rua B, no Loteamento Dr. José Humberto Nunes, nesta Cidade. (veja aqui)

LEI Nº 1.495 DE 10 DE OUTUBRO DE 2022
Denomina de Rua CARMITA DE OLIVEIRA PEREIRA, a Rua que liga a Avenida Deolinda Martins à Rua Binha Teixeira, no Bairro Santo Antônio, nesta Cidade. (veja aqui)

LEI Nº 1.496 DE 10 DE OUTUBRO DE 2022
Denomina de Rua HERMÍNIO PEREIRA PINTO, a Rua “A”, no loteamento Dr. José Humberto Nunes, nesta Cidade. (veja aqui)

LEI Nº 1.497 DE 10 DE OUTUBRO DE 2022
Denomina com o nome de Avenida ANATÓLIA COSTA DONATO (D. TOINHA), a via pública designada Avenida Sanitária, localizada nesta Cidade. (veja aqui)

LEI Nº 1.506 DE 31 DE OUTUBRO DE 2022
Denomina de Avenida Centenária GUIOMAR FERREIRA COUTRIM, a Avenida que ligará a BR 030 à BA 573 (Estrada da Matina), nesta cidade. (veja aqui)

LEI Nº 1.508 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2022
Denomina de Rua Cecília Maria Dias, a Rua 22, no bairro Ipanema. (veja aqui)

LEI Nº 1.509 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2022
Denomina de “Alcione e Ana Júlia Teixeira” o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Guanambi. (veja aqui)

LEI Nº 1.600 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2022
Denomina de Rua LINDOMAR TEIXEIRA RIBEIRO, a Rua D, no Loteamento Dr. José Humberto Nunes, nesta cidade. (veja aqui)

LEI Nº 1.601 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2022
Denomina de Rua Hermes Alves Teixeira, a Rua 24, no bairro Ipanema. (veja aqui)

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas