Neste domingo (20), a partir das 8h, será realizado o XIII Encontro das Comunidades Quilombolas de Caetité e Região. O evento será na comunidade quilombola de Mercês, na zona rural de Caetité.
O encontro é realizado pelo Conselho Municipal de Associações das Comunidades Quilombolas de Caetité, com o apoio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Dumont, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento de Mulheres Camponesas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité (STRC), Caritas Diocesana e das prefeituras de Caetité e Tanque Novo
De acordo com a organização, o evento contará com a participação de representantes de várias comunidades quilombolas da região, no intuito de divulgar a cultura local e também como uma forma de resistência frente as desigualdades sociais existentes no país, bem como a inviabilidade da cultura africana e afro-brasileira.
O encontro também faz parte das comemoração pelo Dia Consciência Negra, comemorado neste domingo, e tem o objetivo de fortalecer, integrar e valorizar a cultura negra e a identidade das comunidades remanescentes quilombolas no município e região.
Somente em Caetité há 25 comunidades remanescentes de quilombos, sendo que a maior parte delas já foi certificada pela Fundação Palmares, órgão competente para este fim. Também há comunidades quilombolas em vários outros municípios da região.