35.6 C
Guanambi
26.5 C
Vitória da Conquista

Pacientes com síndromes gripais e suspeita de Covid-19 devem procurar Unidades Básicas de Saúde em Guanambi

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi emitiu orientação a0s cidadãos com síndromes gripais ou suspeita de Covid-19, para que procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS), do seu bairro.

“Devido à queda drástica dos casos positivos nos últimos meses e a ampla vacinação na cidade, a logística mudou, e está sendo feita como na maioria das cidades do país, essa ação visa dinamizar o atendimento e investir em outras áreas da saúde, como consultas especializadas e cirurgias eletivas”, explica o secretário interino de saúde, Coronel Lira.

Quando procurar a UBS do bairro

O primeiro atendimento de pessoas que estejam com incômodos respiratórios, febre, dor de garganta, tosse ou coriza, dores de cabeça ou perda de olfato ou paladar, sintomas gerais da Covid-19, serão atendidos nas UBS.

Caso seja necessário o internamento, o médico da unidade fará o encaminhamento para o Hospital Municipal, que dispõe de ala específica para este tipo de paciente. Nos últimos meses, apenas 1 (um), paciente necessitou de internação, e por poucos dias.

UPA não atende síndromes gripais e Covid

A Secretaria de Saúde de Guanambi esclarece ainda que, o atendimento de síndromes gripais e Covid-19, que antes era feito no PA-Covid, está sendo feita nas UBS, e que a UPA, não realiza este tipo de atendimento. A logística é diferenciada, justamente, para se evitar a sobrecarga da unidade, visto que a maioria dos casos é leve e se resolve na própria UBS.

Testagem

A triagem e testagem de casos suspeitos de Covid-19 estão sendo feitas nas UBS, sempre no período vespertino, a partir das 16h.

Vacinação

Na manhã desta quarta-feira (23), estão sendo aplicadas as duas doses de reforço para os maiores de 12 anos em todas as unidades, com exceção da UBS do bairro Monte Pascoal, que aplicará as doses na sexta-feira (25).

Casos

Cinco casos foram confirmados na cidade nesta quarta-feira (22). Ao todo foram registrados 16.988 casos desde maio de 2020, quando surgiram as primeiras confirmações, dos quais, 142 evoluíram ao óbito do paciente. No momento, 12 pacientes estão com o vírus ativo no organismo. Não há hospitalizados.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas