29 C
Guanambi
21.3 C
Vitória da Conquista

Aprovados no concurso para agentes de Saúde e Endemias em Guanambi serão convocados em janeiro

Mais Lidas

A Prefeitura de Guanambi informou que só irá convocar os aprovados no concurso público para seleção de Agentes Comunitário de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias em janeiro para a realização do curso introdutório de Formação Inicial Continuada, segundo etapa do certame.

O adiamento foi oficializado por meio de uma publicação no Diário Oficial do Município da última terça-feira (22).

A prefeitura justificou que a publicação do Edital de Convocação da segunda etapa do processo seletivo público de edital nº 001/2022 previsto para o dia 24 de novembro de 2022, necessitou ser adiado, em razão das denúncias recebidas sobre candidatos aprovados na primeira etapa para o cargo de Agente Comunitário de Saúde que, supostamente, não atendem ao requisito de residir área da comunidade em que irá atuar, conforme estabelecido o edital e a legislação federal.

Por conta disso, a Comissão de Concurso Público, sob orientação do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, e com base item do edital que prevê que datas previstas no cronograma poderão ser alteradas, decidiu por adiar a data de publicação do Edital de Convocação para a segunda etapa (curso introdutório de formação inicial) para 09 de janeiro de 2023

Ainda segundo a prefeitura, o adiamento ocorreu com finalidade de que sejam concluídas a conferência e análise das documentações e julgamento das denúncias.

O concurso

Mais de 5,6 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 67 disponibilizadas pelo edital. Para as vagas de Agente Comunitário de Saúde, a concorrência geral foi de 71,3 candidatos por vaga. As provas foram realizadas no dia 9 de outubro.

As mais concorridas foram para atuação na área da UBS do bairro Pôr do Sol. Foram 263 inscritos para duas vagas, 131,5 por vaga. Já em uma das micro áreas da UBS de Ceraíma, apenas 15 candidatos se inscreveram para uma vaga.

A legislação atual prevê que o agente comunitário de saúde deve residir na área da comunidade em que atua desde a data da publicação do edital do concurso público.

Já as 25 vagas de Agente de Combate às Endemias tiveram 2.622 candidatos inscritos. A relação foi de 104,88 candidatos por vaga.

Os aprovados neste concurso público vão receber salários de R$ 2.424,00, o que equivale a dois salários mínimos vigentes. Eles irão trabalhar 40 horas semanais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas