24.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Festival Cultural acontecerá em Itapetinga e Vitória da Conquista na próxima semana

Mais Lidas

A sua segunda edição do Festival Cultural da Uesb acontecerá entre os dias 13 e 16 de dezembro, nos campi de Itapetinga e Vitória da Conquista. Durante o evento, serão contempladas múltiplas línguagens culturais.

Neste ano, o Festival traz como tema central “Estéticas e Ancestralidades”, abrindo o diálogo para esse campo através de propostas artístico-culturais e oficinas criativas.

A programação acontece de forma híbrida, com atividades presenciais e exibições remotas (no canal oficial da Uesb no YouTube e na TV Uesb). Confira alguns dos destaques em cada um dos campi.

Em Vitória da Conquista, a abertura do evento será realizada no dia 13 de dezembro, às 9h30, no Teatro Glauber Rocha.

Festival Cultural da Uesb
Reprodução

Além da mesa oficial, o público poderá assistir ao espetáculo “Nós do Morro”, dirigido por Francisco André Lima e realizado pelos alunos do curso de Teatro do campus de Jequié. A produção é, livremente, inspirada no romance “Capitães de Areia”, de Jorge Amado.

Ao longo dos dias, serão exibidos os vídeos selecionados pela organização do Festival e produzidos pela comunidade universitária. Após a exibição, ainda haverá um espaço para diálogo junto aos produtores.

Além disso, acontecerá duas trilhas: pelo Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (Surte) e pela área ecológica da Universidade.

O encerramento da programação será marcado pela exibição do filme “Alice dos Anjos”, dirigido por Daniel Leite Almeida, licenciado em Cinema e Audiovisual na Uesb. A produção é inspirada na obra “Alice no País das Maravilhas”, Lewis Carroll, e vem ganhando uma série de prêmios em diversos festivais.

A sessão acontecerá no dia 16 de dezembro, às 9h30, no Teatro Glauber Rocha. Acesse a programação completa do Festival em Vitória da Conquista.

Já em Itapetinga, a abertura da programação acontecerá, a partir das 8h30, no dia 13 de dezembro, no Auditório Juvino Oliveira. O espaço contará com duas exposições fotográficas, o espetáculo “Conhecendo as origens de um povo: o samba de roda na comunidade quilombola Rua de Palha”, bem como outras atividades.

Ao longo dos dias, serão exibidos vídeos e documentários produzidos pela comunidade universitária. Outro destaque da programação é o desenvolvimento das oficinas criativas, que trazem os temas “Brincar é uma forma de Educar” e “Dança Afro: corpo ancestral”.

O encerramento das ações no campus está programada para o dia 16 de dezembro, na sala de dança da Praça Primavera. O momento contará com roda de capoeira, batalha hip hop de MCs, recital de slam streat dance. Para saber os detalhes das apresentações acesse a programação completa do Festival em Itapetinga.

O Festival Cultural da Uesb é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), em parceria com a Assessoria de Comunicação, o Surte, o Programa Janela Indiscreta e a Coordenação de Extensão, Esporte e Cultura do campus de Itapetinga.

Para outras informações, entre em contato com os organizadores pelo e-mail proex@uesb.edu.br.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas