35.4 C
Guanambi
30.8 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Guanambi confirma que não irá realizar réveillon

Mais Lidas

Há dez dias do fim do ano de 2022, a Prefeitura de Guanambi emitiu uma nota informando que não irá realizar a festa de Réveillon na cidade.

A justificativa apontada para a não realização do evento é a taxa contaminação da Covid-19, que permanece alta no município.

Em reunião extraordinária, realizada na tarde desta quarta (21), na secretaria municipal de saúde, o secretário interino Coronel Lira, membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), servidores e técnicos da pasta discutiram a realização ou não do réveillon deste ano.

“O prefeito deixou que o corpo técnico da secretaria, em conjunto com o CMS, fizesse a devida orientação, que o mesmo iria acatar”, frisou o secretário.

Com uma média de 150 a 200 testes realizados diariamente nas Unidades de Saúde da rede municipal, a taxa de contaminação vem se mantendo com índices preocupantes nas últimas semanas.

Também foi discutido na reunião o aumento significativo do registro de óbitos em Guanambi e região, muito acima da média dos últimos meses. Por ser uma cidade polo, cujo evento anual reúne dezenas de milhares de pessoas, poderia desencadear, não só o aumento da taxa de contaminação, mas a ampla propagação do vírus, sendo a praça impossível de se aplicar medidas de orientação.

“Seguiremos dialogando e ouvindo as determinações do CMS, que é formado por membros da sociedade civil e renomados profissionais”, ratificou Lira.

Embora em nenhum momento tenha sido anunciado que a festa aconteceria, a Prefeitura informou que estava contratando o cantor Eduardo Costa e toda a estrutura de som, palco, iluminação e fogos de artifício para a festa.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, o artista poderá vir a se apresentar em Guanambi, em outra oportunidade, como no São João ou aniversário de emancipação política.

O CMS recomendou ainda que a secretaria de saúde publique um decreto para nortear os locais de eventos privados, que existe possibilidade de controle de acesso, para adotar medidas de prevenção, o que é impossível de se obrigar em área aberta, como uma praça pública.

Boletim

De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira (21), mais 49 casos da Covid-19 foram confirmados em Guanambi nas últimas 24 horas. O total de casos chegou a 17.617 desde o início da pandemia.

No momento, 84 pacientes estão com o vírus ativo no organismo e não há pacientes internados. O município contabiliza 145 mortes relacionadas à doença desde agosto de 2020, quando surgiu o primeiro registro.

Na atual onda, três idosos não resistiram às complicações trazidas pelo coronavírus e morreram na cidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas