21.5 C
Guanambi
17.8 C
Vitória da Conquista

Matérias sobre sucuri gigante do rio São Francisco foram as mais lidas do ano

Mais Lidas

O ano de 2022 foi de crescimento expressivo na audiência da Agência Sertão. Foram quase 15 milhões de visualizações ao longo dos últimos doze meses.

Um assunto em especial se destacou com 972 mil visualizações em duas matérias – o registro de uma cobra sucuri de mais de cinco metros, encontrada no município de Lagoa da Prata, às margens do rio São Francisco, em Minas Gerais.

A matéria publicada em 19 de setembro – “Meio Ambiente monitora sucuri ‘gigante’ vista no rio São Francisco em Minas Gerais“, alcançou 680 mil pessoas em todo o país. Já no dia 9 de novembro, a matéria “Ambientalista fez novas imagens de “sucuri gigante” do rio São Francisco que pode ser a maior já registrada“, alcançou 292 mil pessoas.

A pauta surgiu após o ambientalista Saulo Castro, servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lagoa da Prata, cidade da Região Central Mineira, fazer imagens da sucuri de que cumprimento que vive em um canal às margens do rio São Francisco, na localidade de Tabocas, na zona rural do município.

Saulo apelidou o animal de “Cotoca” pelo fato dela ter uma amputação na cauda, marca que tornou possível identificar que a serpente é a mesma vista anteriormente na localidade. Nas novas imagens, ela aparece tranquila tomando sol e descansando em meio a vegetação.

O animal foi visto no local pela primeira vez em 2019 e foi vista novamente este ano por uma pessoa que passava pela região. Diante das informações, o ambientalista passou a monitorar a cobra, que mediu aproximadamente 5,3 metros e pode ser uma das maiores já registradas na natureza.

 Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama) chegou a ser consultado sobre uma possível transferência do animal para uma área de preservação na região. No entanto, o órgão orientou apenas que a pasta municipal continue monitorando o local onde está a sucuri.

De acordo com o Biólogo Henrique, especialista em serpentes que possui um canal com milhares de inscritos e seguidores na redes sociais sobre o assunto, a sucuri de Lagoa da Prata pode ser a maior já registrada em vídeo.

Até então, de acordo o biólogo, o maior animal da espécie já medido tinha 5,21 metros. Pelas medidas da Secretaria de Meio Ambiente, a sucuri gigante do rio São Francisco tem 5,30 m, aproximadamente, medida que pode não ser muito precisa por conta da dificuldade de medir o animal vivo.

“Sem sobra de dúvidas é a maior sucuri que eu já vi, em toda a minha vida”, disse Henrique em um vídeo publicado no seu canal.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas