23.9 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Cooperativa lança “Café Feminino” para homenagear agricultoras na região de Vitória da Conquista

Mais Lidas

https://materiais.henet.com.br/guanambi

A Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), em Barra do Choça, chegou no ano de 2023 com novidades. Entre elas, o lançamento do Café Feminino Cooperbac, 100% arábica, produzido em altitude acima de 850 metros, comercializado em embalagem de 250 gramas, que homenageia as 73 mulheres agricultoras cooperadas que produzem café.

“O Café Feminino mostra a capacidade que a mulher tem de produzir café com qualidade e de gerenciar as propriedades e, isso, no decorrer dos tempos, acontece nas sucessões familiares”, explica a presidente da Cooperbac, Joara Oliveira.

A primeira homenageada é Marcia Rocha, produtora de café que está na Cooperbac há 10 anos: “é a realização de um sonho. Sempre sonhei em produzir um café especial. Sou cafeicultora, apaixonada por café, e fico muito feliz com esse reconhecimento”.

A Cooperativa lançou também o café Cooperbac Premium, um café 100% puro, com grãos rigorosamente selecionados e o processamento diferenciado, exigência para esse tipo de produto. O Café Premium possui sabor natural mais achocolatado, cujo valor e sabor agregado tem destinação para um público específico de apreciadores desse tipo de café.

Outra novidade é o Café Cooperbac Premium Orgânico, 100% arábica, feito com grãos selecionados, cultivados e produzidos isentos de agrotóxicos, respeitando a legislação dos orgânicos, que inclui produção, armazenamento, rotulagem, transporte, certificação, comercialização e fiscalização dos produtos. Além disso, a Cooperbac apresenta o Filtro de Papel para coar Café, tamanho 103, na caixa com 30 unidades, além dos produtos já conhecidos pelo público como o Café Cooperbac, Café Premium em grãos e o Café Tia Rege.

As inovações são resultado do investimento do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, que já destinou R$ 5,4 milhões para a Cooperbac. Os recursos foram aplicados na base de produção, aquisição de estufas, equipamentos, assistência técnica e extensão rural (Ater), implantação da unidade de processamento e torrefação de café, no desenvolvimento de embalagens e rótulos e outras estratégias para o acesso a mercados.

Na cooperativa, também foi implantado o Laboratório de Classificação Sensorial de Café, onde são certificados e emitidos laudos técnicos que habilitam o produto da Cooperbac para a comercialização junto a grandes marcas nacionais de café.

O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias