22.5 C
Guanambi
17.5 C
Vitória da Conquista

Estudantes de Vitória da Conquista já podem recadastrar ou emitir cartão Bem Escolar

Mais Lidas

Os estudantes que utilizam o transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista já podem se cadastrar ou recadastrar no Bilhete Eletrônico Municipal Escolar (Cartão BEM Escolar). A Prefeitura começou a emitir o cartão desde segunda-feira (16).

Até o início da tarde desta quarta-feira (18), mais de 200 pessoas já haviam comparecido à Associação das Empresas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista (ATUV), na Travessa Dois de Julho, para atualizar os dados no sistema mantido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

A grande maioria é matriculada na Uesb, cujos cartões referentes ao ano letivo anterior perderam a validade justamente no dia 16. As diversas instituições de ensino estabeleceram datas diferentes para a validade dos cartões de seus alunos.

Algumas faculdades e cursos técnicos da rede privada estipularam o limite para 20 de fevereiro. Já para os alunos das redes municipal, estadual e federal, os cartões valem até 31 de março.

Cartão Bem Escolar - Vitória da Conquista
Reprodução

De acordo com a Coordenação de Transporte Público da Semob, existem no município cerca de 20 mil cartões ativos, que permitem aos estudantes pagarem metade do valor da passagem de ônibus

Para fazer o recadastramento ou para se cadastrar pela primeira vez, as instituições é que enviam à ATUV as listas com os nomes dos estudantes matriculados.

Os estudantes devem comparecer aos postos de atendimento, munidos de originais e cópias do RG, do CPF e de um comprovante de residência recente, que pode ser uma conta de água, luz ou telefone, em nome do estudante ou de algum responsável, e que tenha sido emitida há, no máximo, 90 dias.

Assim que o nome do estudante é identificado na lista enviada pela instituição de ensino, os atendentes fazem o cadastramento e a fotografia. Se for a primeira solicitação, o cartão é entregue em até três dias, já pronto para uso.

Existem as opções de fazer o recadastramento ou o primeiro cadastro de forma on-line por meio do site da ATUV, ou ainda através do aplicativo ATUV/SIT, que pode ser baixado pela PlayStore em aparelhos que utilizam o sistema Android. Mesmo nesses casos, o estudante precisa ir pessoalmente à ATUV para que seu cartão seja liberado.

O gerente de atendimento da ATUV destaca que os cartões BEM Escolar dispõem de identificação biométrica e só podem ser utilizados pelos titulares. O uso por outras pessoas é ilegal, como estabelece o Decreto nº 22.068. “Somente o estudante pode utilizar o cartão BEM Escolar. Se outra pessoa for detectada utilizando o cartão, ele é cancelado”, adverte Vinícius.

Onde fazer o cadastramento/recadastramento:

O atendimento é feito em qualquer um dos postos de atendimento da ATUV.

  • Sede da ATUV: Travessa Dois de Julho, nº 10, Centro;
  • ATUV Shopping Conquista Sul: Avenida Juracy Magalhães, nº 3340;
  • ATUV Boulevard Shopping: Avenida Olívia Flores, nº 2500;
  • ATUV Uesb (a partir de 30 de janeiro).

O atendimento on-line pode ser feito pelo site: www.atuvconquista.com.br. Para outras informações entre em contato com o órgão através do SAC ATUV, por meio do telefone (77) 3427-9502, ou, ainda, pelo perfil da ATV no Instagram.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas