24.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Produção de café na Bahia deve atingir 3,6 milhões de sacas na safra 2023

Mais Lidas

A produção de café na Bahia deverá atingir 3,6 milhões de sacas beneficiadas, volume 0,6% maior que o da safra anterior. O cultivo deverá ocupar 98 mil hectares em produção no território baiano, sinalizando aumento de 5,5% em relação ao último ciclo. As informações são do 1º Levantamento da Safra de Café 2023, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (19).

Na região do Planalto, as lavouras se encontram com bom aspecto de desenvolvimento: as plantas, em fase de chumbinho e enchimento, estão com carga satisfatória. Nas áreas onde o café não floresceu, ou mesmo nas quais perdeu a floração, as plantas também tiveram crescimento vegetativo adequado.

Acredita-se que estas áreas foram mais afetadas pela estiagem do início do ciclo e pelo estresse da colheita, contudo ainda é possível obter produção razoável. Na região, há incremento de área antes enquadradas como área em formação.

De maneira geral, o Planalto se caracteriza pelas áreas de maior altitude e clima ameno, favorecendo o desenvolvimento do café na região, especialmente aquele grão destinado para produção da bebida de maior qualidade. As lavouras estão divididas em três microrregiões: Chapada Diamantina, Vitória da Conquista e Brejões.

Já na região do Cerrado baiano, as lavouras estão em fase de frutificação e enchimento. Foi observada uma certa erradicação de lavouras mais velhas e menos produtivas, o que impactou a extensão da área cultivada. Observa-se também que os efeitos da bienalidade negativa devem reduzir o rendimento médio da cultura, apontando para uma estimativa de produção abaixo do alcançado no ciclo passado.

No Cerrado, cultiva-se exclusivamente o café do tipo arábica, com manejo totalmente irrigado e concentrado em grandes propriedades. A produção é conduzida por grupos empresariais, com 100% da colheita realizada em operações de caráter mecanizado. As lavouras de café no Cerrado estão divididas em quatro municípios: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Cocos.

Leia a análise completa no 1º Levantamento da safra de café 2023, disponível no site da Conab.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas