26.5 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Companhia Baiana de Pesquisa Mineral avalia ter ramal da Fiol em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A prefeita Sheila Lemos esteve, nesta quinta-feira (26), na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), em Salvador, em reunião com o presidente do órgão, Antônio Carlos Tramm, que representa o governo do estado junto à Bahia Mineração (BAMIN) e demais entidades participantes dos projetos pertinentes à malha ferroviária baiana, em especial a Fiol.

Na reunião, a gestora reforçou o interesse de Vitória da Conquista para ter um ramal da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – Fiol passando no município e ouviu do presidente da CBPM,  que avaliações sobre a viabilidade de um ramal da ferrovia Oeste/Leste até Vitória da Conquista estão sendo feitas.

“Nós enxergamos que um braço da ferrovia para Vitória da Conquista vai fomentar toda a cadeia do agronegócio de Vitória da Conquista e região. E foi muito interessante porque nós conhecemos as várias possibilidades de ter outras linhas férreas no estado da Bahia. E isso nos deixou esperançosos de que no futuro próximo Vitória da Conquista também possa fazer parte dessa malha ferroviária”, comentou Sheila.

A prefeita afirmou acreditar que o empenho do presidente da CBPM ajudará Vitória da Conquista a obter o pleito.

O município de Vitória da Conquista apresentou um relatório com as cargas movimentadas via rodoviária, justificando aspectos importantes na substituição do modal de transportes, os impactos na economia através desse ramal ferroviário, viabilizando projetos de desenvolvimento nos segmentos da atividade rural e industrial como avicultura, suinocultura, têxtil, com significativa redução do custo logístico com o transporte dos grãos, e o impacto na atividade mineradora considerando o potencial mineral da região, que tem no custo do transporte componente regulador na sua produção.

A Fundação Dom Cabral está trabalhando no levantamento de demandas da malha ferroviária da Bahia, que incluirá o ramal ferroviário de Vitória da Conquista, como um dos ramais de interesse, conforme afirmou o presidente Tramm. O trecho da rodovia entre Ilhéus e Caetité, denominado Fiol I, possui 537,2 km de extensão e passa próximo do distrito de José Gonçalves.

Também participaram da reunião Rafael Avena, diretor-técnico, e Adalberto Ribeiro, gerente de Produções da CBPM, e José Afonso Baltazar, economista e professor aposentado da Uesb, e o radialista Humberto Pinheiro.

Os trilhos desta primeira etapa vão de Caetité ao Porto Sul, em Ilhéus, e devem colocar o nosso estado no seleto grupo de exportadores nacionais de minério de ferro, commodity que representa aproximadamente 4% do PIB brasileiro.

Já o segundo trecho da estrada férrea, que vai até Barreiras, extremo oeste do estado, permitirá o escoamento, dentre outros, do algodão e do agronegócio da região, da madeira de Conquista e a viabilização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Ilhéus.

Por fim, a terceira parte, ainda em projeto, vai ligar a FIOL à Ferrovia Norte-Sul, integrando a Bahia à espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro e permitindo o escoamento de grãos vindos do centro do país para o Porto Sul.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas