26.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Rio São Francisco recebeu mais 330 mil alevinos de espécies nativas em janeiro

Mais Lidas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou 330 mil alevinos e juvenis no rio São Francisco em janeiro. Os peixamentos ocorreram em cinco cidades do Sergipe e foram lançados alevinos de curimatã, piaus,  pacamãs e juvenis de camarão-pitu.

O último peixamento ocorreu no domingo (29), no município de Propirá, em parceria com a prefeitura. A ação fez parte da programação dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes no município. Os outros pontos de lançamento de alevinos nas semanas anteriores foram nas cidades de Neópolis, Ilha das Flores, Santana do São Francisco e Gararu.

“Mais uma vez, participamos dessa celebração tão tradicional no Baixo São Francisco promovendo uma iniciativa de grande importância para o meio ambiente e para a pesca na região. Esse é um trabalho permanente e que contribui para a preservação da fauna no rio São Francisco”, explicou o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho

Os peixamentos são realizados pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade de produção e pesquisa mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis.

Camarão-pitu

Nessas ações de repovoamento, foram inseridos cerca de 7 mil juvenis de camarão-pitu. Atualmente, a espécie é considerada em risco de extinção. A sua produção no CIB ocorre por meio de uma parceria entre a Codevasf e a Universidade Federal de Alagoas. Desde o início do projeto de produção do camarão-pitu, em 2018, já foram lançados cerca de 40 mil juvenis da espécie no rio São Francisco.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas