26.1 C
Guanambi
20.7 C
Vitória da Conquista

Bombeiros de Guanambi resgataram grupo de trilheiros perdidos na Serra dos Montes Altos

Mais Lidas

Uma equipe do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militares de Guanambi (2º SGBM) foi acionada na tarde deste domingo (5) para ajudar na localização de um grupo de sete pessoas que se perdeu durante uma trilha na região da Cachoeira da Mandiroba, no Parque Estadual da Serra dos Montes Altos (Pesma), no município de Sebastião Laranjeiras.

De acordo com os militares, o resgate aconteceu após os militares caminharem duas horas por um trajeto íngreme e pedregoso.

A corporação informou que foi necessária a utilização de técnicas de resgate em altura para a retirada de um dos componentes do grupo.

Após a publicação da matéria, feita com base nas informações da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, uma integrante do grupo de trilheiros entrou em contato com a reportagem e contestou a versão oficial repassada pela corporação à imprensa.

Ela disse que quem acionou os bombeiros foi um rapaz que se afastou do grupo perto do Mirante. Como ele conhece a serra, seguiu até a cachoeira, mas não encontrou o restante do grupo, que já havia descido por outro caminho. Passado algum tempo sem contato, ele ficou preocupado e pediu ajuda.

“Era um grupo com 6 pessoas, onde todos já haviam subido a serra outras vezes. Depois de passar a manhã na cachoeira, descemos pra ir embora, quando chegamos no mirante para descansar e beber água antes de continuar descendo, recebemos a mensagem (já que havia sinal de telefone) do rapaz falando que havia acionado os bombeiros. Nessa hora deu para ver os bombeiros chegando no mirante. Estávamos todos com água suficiente para descer, não havia ninguém machucado com esgotamento físico, não teve nenhuma necessidade de resgate muito menos de resgate em altura”, disse após a publicação da reportagem.

O Corpo de Bombeiros alertou que é importante a companhia de guias experientes para realizar trilhas em áreas de difícil acesso, como é o caso da serra em questão. Também é importante o uso de roupas adequadas e equipamentos de segurança, além de de uma boa hidratação e preparo físico.

O Pesma está localizado entre os municípios de Candiba, Guanambi, Palmas de Monte Alto,  Sebastião Laranjeiras, Pìndaí e Urandi. São mais de 18 mil hectares de áreas preservadas de caatinga, caatinga arbórea, cerrado, campos rupestres e matas de galeria. São várias cachoeiras e cursos d’água que atraem visitantes de vários lugares.

Atualizada às 15h31 para acrescentar versão de integrante da trilha

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas