33.6 C
Guanambi
25 C
Vitória da Conquista

Guanambi registrou maiores temperaturas desde outubro neste domingo e segunda

Mais Lidas

Voltou a fazer calor em Guanambi depois de três meses com temperaturas mais amenas do que o normal para a primavera e o verão na região.

Neste domingo (5), o termômetro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registou 34,8ºC de máxima. Já nesta segunda-feira (6), a máxima chegou a 34,9ºC às 14 horas. A umidade relativa do ar chegou a cair abaixo de 30% em ambos os dias.

Desde outubro que o termômetro da estação, localizada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, não registrava temperaturas próximas a 35ºC. Durante boa parte de novembro, dezembro e janeiro, foram poucos os dias com máximas acima de 32ºC na cidade.

A maior temperatura do ano foi registrada no início de outubro, no dia 8, quando a máxima chegou a 38ºC. Já no dia 4 de novembro, foi registrada a menor temperatura da primavera, mínima de 18ºC, algo não muito comum para esta época do ano na região.

Previsão

As previsões dos institutos de meteorologia e dos modelos meteorológicos apontam que deve continuar fazendo bastante calor em Guanambi pelo menos pelos próximos dez dias. As previsões também apontam que o céu deverá ficar aberto, com pouca ocorrência de nuvens durante a maior parte dos dias e chances muito pequenas de chuvas.

As máxima previstas devem ficar sempre acima dos 33ºC. Já as mínimas não devem distanciar dos 22ºC e o calor deve começar logo nas primeiras horas do dia.

Chuvas

choveu 829 mm em Guanambi desde o início da temporada chuvosa, em setembro. Os dados são do pluviômetro da Agência Sertão, instalado em um imóvel no Centro da cidade, coletando dados das chuvas em Guanambi desde 2017.

Dezembro foi o mês mais chuvoso, com 348 mm, seguido por janeiro, com 229, e novembro, com 211.

Acumulado de chuva em Guanambi – 2022/2023

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas