29 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Cinquenta Candidatos não comprovaram residência e foram eliminados no concurso para Agentes de Saúde em Guanambi

Mais Lidas

Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de Guanambi publicou a relação preliminar de candidatos habilitados e eliminados, dentro do número de vagas, para realização do curso introdutório de formação inicial e continuada, considera a segunda etapa do concurso de Agente Comunitários de Saúde (ACS) e de Agente de Combate às Endemias (ACE).

Também foi publicada a convocação dos aprovados que deverão comparecer entre os dias 13 e 15 de fevereiro, no horário de 07h às 12h e 14h às 17h, na sala da ouvidoria da Secretaria de Saúde do Município de Guanambi, localizada na Praça Henrique Pereira Donato, 90, no Centro.

Para a realização da matrícula, será necessário apresentar original e cópia da Cédula de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). A convocação também vale para os aprovados para as vagas de Agente de Combate às Endemias.

Cinquenta eliminados

A lista, publicada em edição extra do Diário Oficial do Município, traz a relação de habilitados para o curso de ACS, e eliminados que não comprovaram residência na área da comunidade em que iria atuar. Esta é uma exigência do edital e legislação federal e municipal que dispõe sobre a categoria.

De acordo com as listas, cinquenta candidatos classificados nas provas nas primeiras colocações foram eliminados por este critério. Em uma das vagas, para atuação na Unidade Básica de Saúde do Distrito de Ceraíma, os oito primeiros colocados ficaram nesta situação, ficando a vaga para a nona colocada, única com residência comprovada na localidade e portanto apta a participar da segunda etapa do concurso.

Os candidatos que se sentirem prejudicados com a eliminação tem até esta quarta-feira (7) para apresentar recurso, por meio de um link disponibilizado na página do candidato no site dp Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), organizador do certame.

Denúncias

Em novembro do ano passado, pouco antes da data prevista para a convocação para o curso de formação, a Prefeitura de Guanambi informou o adiamento do início da segunda etapa do concurso, prevista inicialmente par ao dia 24 de novembro.

O adiamento ocorreu em razão das denúncias recebidas sobre candidatos aprovados na primeira etapa para o cargo de Agente Comunitário de Saúde que, supostamente, não atenderia ao requisito de residir área da comunidade em que irá atuar, conforme estabelecido o edital e a legislação federal e municipal.

A prefeitura disse que faria a convocação em janeiro, após apuração das denúncias, o que só veio a ocorrer já em fevereiro.

O Concurso 

Mais de 5,6 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 67 disponibilizadas pelo edital. Para as vagas de Agente Comunitário de Saúde, a concorrência geral foi de 71,3 candidatos por vaga. As provas foram realizadas no dia 9 de outubro de 2022.

As mais concorridas foram para atuação na área da UBS do bairro Pôr do Sol. Foram 263 inscritos para duas vagas, 131,5 por vaga. Já em uma das micro áreas da UBS de Ceraíma, apenas 15 candidatos se inscreveram para uma vaga.

A legislação atual prevê que o agente comunitário de saúde deve residir na área da comunidade em que atua desde a data da publicação do edital do concurso público.

Já as 25 vagas de Agente de Combate às Endemias tiveram 2.622 candidatos inscritos. A relação foi de 104,88 candidatos por vaga.

Os aprovados neste concurso público vão receber salários de R$ 2.424,00, o que equivale a dois salários mínimos vigentes. Eles irão trabalhar 40 horas semanais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas