25.1 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Região de Guanambi terá Carnaval sem festas e com possibilidade de chuva

Mais Lidas

Os principais modelos meteorológicos apontam para a volta das chuvas na região de Guanambi até o fim desta semana, quando começam os festejos de Carnaval. No entanto, as previsões elaboradas pelos institutos ainda apontam um cenário de incerteza sobre em relação ao volume.

As previsões do Sistema Global de Previsão (GFS – Global Forecast System) são de chuvas mais modestas, pois supõem que os maiores volumes cairão mais ao Oeste, a partir das vertentes das Bacia Hidrográfica do Rio Tocantins e do Rio São Francisco, ficando toda a metade oeste da Bahia com chuvas, mas com intensidade menor, em média aproximadamente 25 mm entre sexta-feira (17) e segunda-feira (20).

Já o modelo do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) indica possibilidade de chuvas mais intensas e até alguns temporais durantes os dias de folia na mesma área do estado. Com chance de acumulados superiores a 70 mm em algumas áreas.

Em Salvador e em todo o litoral do estado, as previsões apontam para tempo mais firme, com sol na maior parte dos dias e apenas possibilidade de algumas pancadas. As chuvas mais intensas devem ficar concentrada nas regiões Norte, Centro Oeste e Sudeste do país.

Antes de chover deve continuar fazendo bastante calor na Região de Guanambi, com temperaturas máximas próximas de 35ºC ao longo da semana. Com a confirmação das chuvas, as temperaturas devem cair um pouco e as máximas devem ficar na casa de 30ºC durante os dias de Carnaval.

Veja a previsão para os próximos dez dias

Sem Carnaval

As opções de para quem não vai viajar para o litoral ou outros destinos mais distantes são poucas este ano na Região de Guanambi para quem gosta de curtir a festa.

Além do cancelamento do Carnaval do distrito de Mutãs, houve a antecipação do Carnaval de Carinhanha em uma semana, com encerramento neste domingo (12). A cidade de Candiba também realizou pré-carnaval na sexta-feira (10) e no sábado (11). Nas duas cidades, o clima foi de muito calor nos dias festivos.

Os locais mais próximos com festas confirmadas são Paramirim e Rio de Contas, Paramirim, a 140 quilômetros, e Rio de Contas, a 220 quilômetros por vias pavimentadas. A previsão de chuvas para estas localidades é baixa, menor do que 20 mm no período carnavalesco.

No Oeste do Estado, Correntina, a 280 quilômetros, e Barreiras, a 450 quilômetros, também confirmaram a volta do Carnaval após três anos sem a festa. Nesta região pode chover entre 30 e 60 mm.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas