23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Prefeitura quer iniciar construção do Hospital Municipal de Guanambi neste semestre e terminar a obra em 2024

Mais Lidas

A Prefeitura de Guanambi informou que o projeto executivo para construção do Hospital Municipal foi apresentado pelo secretário de infraestrutura, José Antônio Vieira, ao titular da Saúde do Município, Edson Luís, o Dr. Luia.

De acordo com as secretarias, faltam apenas as análises de possíveis ajustes e as últimas etapas referentes à liberação de recursos do empréstimo contraído pelo Finisa, programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento da Caixa Econômica Federal. A deflagração do processo licitatório ainda depende da superação dessas etapas.

O secretário de Saúde prevê que a obra possa ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2023 se a licitação transcorrer dentro da normalidade. O prazo estimado para execução será de 18 meses, ou seja, o Hospital Municipal ainda poderá ser inaugurado dentro do atual mandato do prefeito Nilo Coelho (União), isso se não houver entraves.

Secretarios de saúde e infraestrutura
Secretários de Saúde e Infraestrutura e equipe técnica analisando projeto

O titular da pasta ressaltou que os recursos estão assegurados para o investimento. “A construção envolve além do empréstimo do Finisa, emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), além da contrapartida do município em torno de R$ 3 milhões”, relatou o secretário de Saúde. A emenda citada foi disponibilizada ao município em 2015 e desde então aguarda a aplicação dos valores.

Ele informou ainda que o projeto do hospital prevê enfermarias com total de 30 leitos e Centro Cirúrgico. O local deverá incorporar também o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Localização

Assim como o projeto, o local de instalação do hospital mudou com a mudança da administração municipal. Inicialmente a obra seria executada em um terreno no bairro Ipanema, tendo inclusive sido iniciada a fase de fundação. No entanto, um novo terreno foi adquirido no início de 2022.

A área de 50.000 metros quadrados (m²) fica aos fundos do bairro Paraíso, interligado à BR-122 pela Avenida Etelvino Pereira Donato, em uma região próxima ao Hospital Geral de Guanambi (HGG), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Aeroporto e Hospital do Rim.

“Não poderíamos construir um hospital na área que estava, longe de outras estruturas médicas, em um projeto pequeno, e que já nasceria precisando de ampliação. Agora, temos uma área ampla, para um projeto de um hospital grande e do tamanho da necessidade de Guanambi ter o seu Hospital Municipal”, disse o prefeito Nilo Coelho à época da desapropriação do terreno.

Além da obra unidade hospitalar, incluindo a conclusão da terraplanagem, a Prefeitura também precisará dispor de pavimentação das vias de acesso ao local.

Demanda antiga

A instalação de um hospital em Guanambi é uma demanda antiga e uma reclamação recorrente por parte de outros municípios da região. A justificativa para as críticas é que a falta de uma unidade municipal para atendimento às internações acaba aumentando a demanda por leitos no Hospital Geral de Guanambi (HGG) e até mesmo mudando a finalidade da UPA, que em alguns casos acaba servido para internação devido à falta de local para encaminhar os pacientes que não podem receber alta.

Atualmente a prefeitura aluga a estrutura do antigo Hospital São Lucas para suporte ao atendimento da população. Durante a pandemia, o local serviu para fazer a estabilização de pacientes que aguardavam regulação para hospitais. No entanto, a principal função da unidade é a realização de cirurgias eletivas.

Da Agência Sertão com informações da Prefeitura de Guanambi

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas