28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Carnaval será de calor e chuvas moderadas na Bahia

Mais Lidas

Deve chover em quase todas as regiões da Bahia durante o Carnaval. No entanto, as previsões não apontam volumes muito significativos nos cinco dias e noites de folia, principalmente nas cidades onde haverá festas.

Os modelos meteorológicos estão indicando que deve chover de forma mais expressiva em outras regiões do país, como no Norte, Centro-Oeste, e áreas do Sul e Sudeste, principalmente em São Paulo e em partes mais ao sul de Minas. No Nordeste, o Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte também podem ter chuvas expressivas.

Bahia

A posição da Alta Subtropical do Atlântico Sul (Asas) deve garantir aos baianos um carnaval com menos chuvas e com muito calor, principalmente no Centro Sul e no litoral.

As localidades com chances de chuvas mais expressivas estão na divisa com Goiás e Tocantins. A convergência de umidade prevista do Norte para o Sudeste deve ter uma configuração com chuvas mais concentradas ao Oeste da vertente da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, com a maior parte das precipitações do lado bacia do Tocantins.

Em Barreiras, mais de cinquenta atrações se apresentam a partir desta sexta-feira (17) em trios elétricos e palcos no circuito organizado pela prefeitura e com participação também de blocos privados.

As previsões apontam possibilidade de chuvas entre 20 e 40 milímetros (mm) na cidade até o fim da festa, e de até 80 mm até o fim da próxima semana. As máximas podem chegar próximo à casa dos 30ºC durante as tardes e cair abaixo de 20ºC no início da madrugada.

Em Salvador, onde acontece as atividades da festa popular considerada a maior do mundo, os foliões podem pegar chuva durante a folia, porém, sem grandes chances de tempestades que possam causar riscos ou transtornos. A expectativa é que chova entre 25 e 35 mm até a quarta-feira de cinzas. As temperaturas

No litoral sul, na faixa entre Valença, Ilhéus e Porto Seguro, a probabilidade de chuva é ainda menor, com previsão de acumulados entre 10 e 15 mm.

Na Chapada Diamantina, outro destino turístico importante, a chance de chuva é pequena e o sol deve prevalecer na maior parte do tempo, com algumas nuvens encobrindo o céu ao por alguns momentos e possibilidade de chuva fina a qualquer hora do dia. Nesta região, Rio de Contas realiza o Carnaval mais tradicional, com vários shows até domingo.

Na Região de Guanambi, onde não haverá festas públicas de Carnaval, pode também não ocorrer chuva em todas as áreas. Embora o calor tenha diminuído após algumas chuvas em trechos da Serra Geral, as previsões são menos otimistas do era apontado no início da semana.

O mesmo vale para a Região de Vitória da Conquista, também sem festas e com possibilidades de chuva remota. Na região, uma das cidades com festa é Paramirim, que além do Carnaval precisa do tempo firma para que as atrações naturais sejam usufruídas  pelos turistas.

Veja a previsão de chuvas na Bahia para os próximos cinco dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas