23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Catadores coletam mais de 50 toneladas de resíduos em três dias no Carnaval de Salvador

Mais Lidas

Em apenas três dias oficiais de folia, as 11 centrais de apoio a catadores coletaram 58 toneladas de materiais recicláveis, nos circuitos do Carnaval de Salvador. A expectativa é de que seja ultrapassada a estimativa inicial de 90 toneladas de resíduos coletados até o último dia de festa.

Uma equipe da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) visitou as centrais neste sábado (18) para fiscalizar e acompanhar o trabalho das cooperativas parceiras do projeto Eco Folia Solidária – o trabalho decente preserva o meio ambiente. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Setre com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), contou com investimento de R$ 1,3 milhão.

O coodenador da Cooperativa Ecológica do Paraguary (Cooperguary), Genivaldo Ribeiro, conhecido como Tico, está desde quinta-feira na central, que funciona 24 horas. Ao chegar ao local, o catador entrega o material para pesagem e recebe o pagamento de imediato: R$ 5 por quilo para as latinhas. A Cooperguary reúne o maior número de catadores cadastrados: 1.000 no total.

Representante da Recicla Conquista, Celisângela Ferreira, ressaltou a importância do projeto para evitar a ação de atravessadores. “O Carnaval é o oportunidade da gente ganhar uma graninha. Um para complementar renda, outros por necessidade. Essa ação evita os atravessadores e garante um preço justo pelo material”.

Para a catadora Doraci Ramos, o projeto contribui também para a valorização dos catadores. “Nós estamos fardados, devidamente identificados e cadastrados. Evita que as pessoas nos maltratem. A polícia nos respeita, somos reconhecidos”, disse. Os 1.840 catadores cadastrados pelas cooperativas recebem fardamento e equipamentos de proteção individual (EPI) como botas, luvas e protetores auriculares.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas