23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

IF Baiano abre inscrições para curso sobre cooperativismo em Valença

Mais Lidas

O IF Baiano – Campus Valença vai ofertar o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Cooperativismo e Empreendimentos Solidários. São 30 vagas para a turma que começará em março e 30 para a turma que iniciará no segundo semestre. As inscrições acontecem de 23 de fevereiro até o dia 02 de março através de formulário digital.

O curso tem carga horária de 40 horas e será realizado presencialmente no campus. Para se inscrever, é preciso ter idade mínima de 16 anos até o dia da matrícula e ter ensino fundamental incompleto. O curso é voltado para a capacitação dos agricultores da região para o cooperativismo e foi uma sugestão do núcleo de Agricultores do Programa Empreender da Associação Comercial e Empresarial de Valença – ACE.

De acordo com o presidente da ACE, Vidalto Oiticica, o curso atenderá à necessidade local de orientações nas áreas de beneficiamento, embalagem, comercialização e todo o processo necessário para fomentar que o pequeno agricultor estruture melhor a sua propriedade e o seu negócio. Embora tenha como público-alvo agricultores, o curso ofertado através da parceria firmada entre IF Baiano e a Associação Comercial e Empresarial de Valença é aberto à comunidade.

“Nossa missão é fomentar cursos para trazer desenvolvimento à comunidade e fazer com que nós possamos aproveitar todo o potencial que nós temos, nossos arranjos produtivos locais, e dialogar com a comunidade, estarmos próximos da comunidade”, explica a diretora acadêmica do IF Baiano – Campus Valença, Dislene Cardoso. A diretora afirma estar feliz com a parceria e espera que o curso possa sanar as dificuldades que os agricultores tenham.

Sobre o curso

O curso vai se debruçar sobre a legislação vigente relacionada à criação e condução de Cooperativas de produtores rurais, entendendo o papel das pequenas cooperativas e associações na dinâmica da economia local e regional e na geração de trabalho e renda local.

Ele tem o objetivo de proporcionar conhecimento de aspectos teóricos e metodológicos dos processos envolvidos nos mercados agropecuários e fornecer o embasamento necessário para atuação neste segmento da cadeia dos produtos agropecuários. Discutir os mecanismos envolvidos no processo de comercialização partindo da unidade produtiva para os caminhos possíveis de mercados e negócios envolvidos na comercialização da produção agropecuária familiar.

Desenvolver atividades que busquem a compreensão dos conceitos relacionados às boas práticas de manipulação de alimentos agroecológicos. Apresentar os conhecimentos de comercialização e divulgação da produção familiar, mostrando as diversas fases da distribuição da produção e sua complexidade. Discutir a distribuição dos produtos agropecuários e os itens produzidos a partir dela, o transporte, a armazenagem, a padronização, a classificação, o processamento, a propaganda.

Abordar os principais métodos de análise da comercialização de produtos agropecuários: sazonalidade; os custos e margens de comercialização; as principais estratégias ou alternativas de comercialização existentes e algumas políticas de mercados agropecuários como o PNAE e o PAA.

Acesse o edital para mais informações. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail extensao@valenca.ifbaiano.edu.br.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas