33 C
Guanambi
25.5 C
Vitória da Conquista

Atualização cadastral deixou IPTU mais caro em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou que o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano já está disponível para pagamento e explicou sobre as alterações ocorridas nos valores do tributo.

Além do reajuste de 5,9% da inflação, alguns imóveis tiveram os valores aumentados por conta da atualização cadastral em casos de distorções nas informações acerca, principalmente, da área construída.

“Faz tempo que o valor venal não é atualizado. A diferença no valor de alguns IPTUs pode ser explicada pelo aumento de área construída e pela modificação de uso do imóvel. Se houve alguma modificação no imóvel nos últimos anos, mudou a taxação, mas não a alíquota”, diz Jonas Sala,, Secretario de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin).

Ele explica que não houve aumento em cima da planta genérica de valores do IPTU. “É muito importante esclarecer esse detalhe, para que as pessoas não se confundam e achem que aumentou o IPTU da cidade. O que houve foi a atualização da área que estava declarada na Prefeitura que agora passou a refletir a realidade, após a revisão do cadastro”, reitera o secretário.

Levantamento digital

De acordo com a prefeitura, o trabalho de atualização do cadastro imobiliário da cidade foi realizado no ano passado. Para isso, a Sefin contratou a empresa Topocart, que percorreu todos os bairros da cidade, visitando 70 mil dos 180 mil imóveis cadastrados e realizou um levantamento aerofotogramétrico (fotos aéreas com tecnologia digital), além do mapeamento 360 graus de cada imóvel. O processo é semelhante ao utilizado pelo serviço Google Street View, com a produção de imagens tridimensionais registradas por um veículo especial.

A atualização digital mostrou que cerca de 40% dos imóveis cadastrados em Vitória da Conquista sofreram algum acréscimo. São casos em que os proprietários aumentaram a construção ou construíram em imóveis que constavam apenas como terrenos e hoje têm casas, edifícios, lojas e centros comerciais.

“Tudo isso veio trazer essa visão que agora nós temos da realidade dos imóveis da cidade e isso certamente trouxe alguma consequência com relação ao IPTU, que antes era cobrado baseado nas informações até então existentes. Por isso, reafirmamos que não houve aumento, mas que, a partir de agora,  estamos cobrando o que de fato está acontecendo na realidade do imóvel”, declara Jonas Sala.

Pagamento

O contribuinte pode optar pela parcela única, com desconto de 10% até o dia 31 de março, ou parcelado em até oito vezes, com vencimento sempre no último dia útil do mês. A primeira parcela vence em 28 de abril.

Uma novidade é que se a pessoa optar pela parcela única e não conseguir pagar até o dia 31 de março poderá fazer isso até o dia 28 de abril, mas com um desconto menor, de 5%. Quem ainda não recebeu o carnê, pode pagar acessando a Sefin On-line, clicando no link ou pelo site da Prefeitura.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Últimas