32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista alerta população para vacinação de animais contra raiva

Mais Lidas

A prefeitura de Vitória da Conquista emitiu um alerta a comunidade para a vacinação de animais contra raiva. A nota, emitida nesta segunda-feira (27), explica um caso identificado na Bahia e ressaltou que não há situação semelhante na cidade, no entanto, precisa previnir.

De acordo a nota, recentemente, foram notificados na região oeste do estado, acidentes com animais silvestres infectados com o vírus da raiva. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu o comunicado de risco do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado da Bahia (Cievs) e alerta a população para riscos da doença.

Em Vitória da Conquista não há registros de casos de raiva humana ou animal nos últimos anos, mas com o intuito de evitar a ocorrência de casos da doença, o Serviço de Controle de Zoonoses orienta à população que:

  • Em caso de acidente causado por algum animal, procurar o serviço de saúde e atendimento antirrábico humano o mais rápido possível, para aplicação do medicamento pós-exposição.
  • Caso o animal doméstico (cão e gato) agrida alguém, manter em observação afastado de outros animais e de humanos; notifique a VIEP/Zoonoses (Morte ou adoecimento de cães e gatos com sintomatologia neurológica) imediatamente. Para evitar, manter a carteira de vacinação dos animais domésticos em dias.
  • Outro alerta é evitar tocar em animais estranhos, feridos ou doentes; entrar em grutas ou furnas e tocar em qualquer tipo de morcego (vivo ou morto); não criar qualquer tipo de animais silvestres ou tirá-los de seu “habitat” natural; não caçar animais silvestres e evitar o contato com animal potencialmente transmissor da raiva.

De acordo com o coordenador do Serviço de Controle de Zoonoses, Luís Cláudio Moura, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda, com letalidade de aproximadamente 100%. “É transmitida ao homem ou outros animais, pela saliva de animais infectados, principalmente pela mordida, podendo ser transmitida também pela arranhaduras ou lambedura desses animais”, complementou Luís.

Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de dois a cinco dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre o quinto e sétimo dia após a apresentação dos sintomas. Não se sabe ao certo qual o período de transmissibilidade do vírus em animais silvestres. Entretanto, sabe-se que os quirópteros (morcegos) podem albergar o vírus por longo período, sem sintomatologia aparente.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, entre em contato com a Viep/Zoonoses pelo e-mail conquista.ve@gmail.com, ou telefone (77) 3429-7403/ 7405.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas