33 C
Guanambi
26.2 C
Vitória da Conquista

Novas medidas foram anunciadas para acelerar processo de regulação médica na Bahia

Mais Lidas

Novas medidas foram anunciadas para acelerar o processo de regulação médica na Bahia, nesta terça-feira (28). O anúncio oficial do Governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, será nesta quarta-feira (01), às 18h, no auditório da Secretaria da Saúde do Estado, no CAB.

As mudanças previstas auxiliarão a acelerar o processo de regulação de pacientes, cujo investimento supera os R$ 116 milhões por ano. A principal medida é o lançamento do programa de Cofinanciamento Estadual às Pessoas com Doença Renal Crônica e de Novas Ações para a Regulação do Paciente.

Um dos reflexos imediatos do programa de Cofinanciamento Estadual na Atenção Especializada às Pessoas com Doença Renal Crônica é a liberação de 132 leitos hospitalares, atualmente ocupados por paciente dialíticos, para que a Central Estadual de Regulação possa encaminhar outros pacientes, além da eliminação da fila de espera de 122 pessoas que aguardam para fazer hemodiálise ambulatorial, que vinha crescendo em virtude da falta de acesso a diálise ambulatorial.

Outra medida é a ampliação do Programa de desospitalização e serviço de oxigenoterapia domiciliar, o que possibilitará que mais pacientes possam continuar o seu tratamento na residência, liberando leitos hospitalares.

Também na perspectiva de acelerar o processo de regulação está a contratação de novos médicos reguladores que atuarão na Central Estadual de Regulação. O Governo do Estado ainda ampliará a frota de Unidades de Terapia Intensiva Terrestre (UTI) móveis, agilizando o transporte de pacientes entre unidades.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas