29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Primeira fábrica de chocolates da economia solidária será inaugurada no Sul da Bahia

Mais Lidas

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) faz a entrega oficial, na segunda-feira (06), da primeira leva de produção da primeira fábrica de chocolates da economia solidária no Brasil, a ChocoSol, sediada em Ilhéus, no sul da Bahia.

O secretário Davidson Magalhães e o reitor da Universidade da Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, participam do ato, às 10h30, no campus Soane Nazaré de Andrade, da Uesc.

Com investimento de R$ 523.150,00 (quinhentos e vinte e três mil e cento e cinquenta mil), a fábrica-escola tem como objetivo o beneficiamento do cacau produzido na região por meio da articulação em rede entre os empreendimentos econômicos populares e soldiários, com foco na inovação de processos e produtos, fornecimento de assistência técnica aos agricultores familiares produtores de cacau, buscando a qualificação das amêndoas para produção de chocolate fino.

“A ChocoSol representa um avanço na política pública de economia solidária no momento em que aponta para o caminho da criação de uma espécie de “arranjo produtivo territorial solidário”, pois se constitui em um moderno equipamento disponibilizado para a aprendizagem, pesquisa e produção social a serviço dos empreendimentos solidários da cadeia do chocolate”, avalia o superintendente estadual de Economia Solidária da Setre, Wenceslau Júnior.

Os investimentos permitiram a aquisição de insumos, equipamentos e instrumentos necessários à produção de chocolate e derivados, além de equipe contratada para atuar na fábrica-escola. A unidade conta com 10 máquinas em operação, uma câmera fria e 20 tipos de formas de policarbonato e polipropileno numa estrutura de 300m² e tem capacidade mensal de produção de 1,2 tonelada de chocolates.

Além da produção de chocolates, o espaço ofertará também formações e contribuirá para a melhoria de produtos por meio da assistência técnica oferecida pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul que é parte da política pública do setor fomentada pela Setre. A gestão do equipamento tem a chancela da Associação Beneficente Josué de Castro (ABJC) que já gere o contrato do Cesol Litoral Sul.

Serviço

O quê: Entrega oficial da primeira leva de produção da Chocosol

Quando: segunda-feira (06), às 10h30

Onde: no fundo do Pavilhão Jorge Amado (Campus da Uesc)

Ascom/ Setre e Cesol Litoral Sul

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas